segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Desmatamento cai 63% e atinge menor nível desde março

O desmatamento da Amazônia atingiu em julho o menor nível desde março deste ano e caiu 63% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em julho, 323 km2 de floresta foram destruídos e 81% da área amazônica pôde ser vista pelos satélites usados pelo instituto. A área desmatada equivale à cidade de Belo Horizonte.

O índice de julho é o menor desde março, quando foram detectados 145 km2 de área de desmatamento. No entanto, neste período, apenas 22% da Amazônia foi observada pelos satélites, pois a maior parte da região esteve coberta por nuvens.

Em julho foram avaliados 212 alertas de desmatamento. Os chamados indicavam principalmente desmatamentos por corte raso (79,5%) e por degradação florestal de intensidade alta (14,4%). Cerca de 4% dos alertas revelaram desmatamentos de intensidade moderada e leve e apenas 2,7% não apresentaram indícios de desmatamento nas imagens de referência.

Líderes de desmatamento - O Pará voltou a liderar o ranking dos Estados que mais desmatam, respondendo por 235,6 km2 de desmatamento, seguido pelo Mato Grosso, que liderava a lista há alguns meses, mas que em julho viu destruídos 32,7 km2 .

A queda de mais de 60 % se comparado com os 870 km2 desmatados em junho, é a terceira consecutiva apontada pelo Inpe. De janeiro a junho, o desmatamento da Amazônia somou 4.924 km2 .

Há pouco mais de duas semanas, ao antecipar que o Inpe anunciaria uma "queda significativa" no desmatamento, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atribuiu a diminuição da destruição da floresta aos acordos com o setor produtivo fechados recentemente pela pasta. (Fonte: Ana Luísa Westphalen/ Estadão Online)

Nenhum comentário: