sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mudanças climáticas têm maior impacto sobre as mulheres

Estudo da Organização Gender and Water (Aliança Gênero e Água) mostra que as mulheres são bem mais afetadas pelas mudanças climáticas do que os homens

São Paulo – O Blog Aqua Vitae (http://www.aquavitae.com) traz post sobre apresentação realizada pela Organização Gender and Water (http://www.genderandwater.org) durante a Expo Zaragoza 2008 - principal evento do mundo sobre o tema água que vai até o dia 14 de setembro na cidade espanhola de Zaragoza – que revelou a impressionante informação de que os indivíduos do sexo feminino são bem mais afetados pelas alterações climáticas do que os do sexo masculino.

De acordo com María Angélica Alegria, membro da Universidade Nacional de Tucumán (Argentina) e da Aliança Gênero e Água “os mais afetados pela mudança climática são os pobres – ou seja, 1,3 milhões de pessoas, sendo que 70% destas são mulheres”. Segundo Alegria, que estuda o tema há anos, 90% das pessoas que saem de suas comunidades em busca de água são mulheres, já que nos países em desenvolvimento normalmente são elas as chefes da família, responsáveis pela sobrevivência de seus filhos. Também interfere o fato de que, principalmente nos países em desenvolvimento, falta informação às mulheres sobre como se comportar em situações de risco ou de desastre ambiental. Um exemplo claro disso é que no tsunami ocorrido no sudeste asiático em 2004, 80% das vítimas eram mulheres e crianças.

A pesquisadora Celia Barbero, do Instituto para a Promoção de Ajuda para o Desenvolvimento (IPADE) www.fundacion-ipade.org, também apresentou dados que comprovam a falta de informação das mulheres sobre como agir em situações extremas. Segundo Barbero, durante o furacão Mitch, que afetou a costa da América Central, cerca de 5 mil pessoas morreram e 8 mil foram declaradas desaparecidas. Entretanto, no povoado de Masica (localizado na costa caribenha de Honduras) não houve nem mortos, nem desaparecidos, já que toda população estava bastante bem informada sobre como agir nesse tipo de situação, principalmente a parcela feminina da comunidade. Nesta mesma região, quando os homens abandonaram seus postos ante os avisos de furacão e emergência, foram as mulheres quem os substituíram e conseguiram evitar a tragédia.

Para mais informações desta e de outras novidades que estão sendo apresentadas na Expo Zaragoza 2008, acesse: www.aquavitae.com. A matéria acima encontra-se no link: http://www.aquavitae.com/?p=1357&langswitch_lang=pt

Aviso:

A reprodução total ou parcial deste texto, bem como de imagens do Blog Aqua Vitae, é permitida desde que a fonte e/ou fotógrafo seja mencionada.

Sobre o Blog Aqua Vitae

O blog http://www.aquavitae.com está no ar desde junho de 2008. Trata-se de uma ferramenta online totalmente idealizada e desenvolvida pela Amanco-Mexichem com o objetivo central de levar a todos os usuários e meios de comunicação da América Latina informações atualizadas sobre o que está acontecendo na Expo Zaragoza 2008 (Espanha) – principal evento do mundo com foco em água - além de conteúdo inédito sobre a situação dos recursos hídricos na América Latina.

Sobre o Grupo Mexichem

A Mexichem é um grupo mexicano de empresas químicas e petroquímicas com atuação no mercado latino-americano. É o maior produtor de resinas de PVC na América Latina e principal produtor de tubos e conexões de PVC desta região. A Mexichem também detém a liderança mundial da produção de ácido fluorídrico, sendo o único produtor integrado na América. Além disso, é também líder na produção de cloro. O grupo exporta para mais de 50 países de todo mundo e conta com o respaldo de mais de 50 anos de trajetória. O faturamento da Mexichem em 2007 foi de US$ 2,35 bilhões.

Sobre o Grupo Amanco

O Grupo Amanco é um grupo industrial líder na América Latina na produção e comercialização de soluções para transporte de fluídos, principalmente água, e que opera em um marco de ética, eco-eficiência e responsabilidade social. Os produtos Amanco são comercializados em 29 países das Américas e Caribe, conta com 19 unidades industriais em 14 paises do continente, com mais de 6 mil colaboradores. Em 2007, o faturamento do Grupo Amanco foi de US$ 1,12 bilhão.

Sobre a Amanco Brasil

A Amanco Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto na América Latina em tubos e conexões. Com cinco fábricas no País – única empresa no segmento que possui tripla certificação em todas as suas unidades fabris - e cerca de 1,6 mil colaboradores, a empresa atua nos segmentos predial, infra-estrutura e agricultura (irrigação e Geomecânico®). Toda atuação da Amanco é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social, e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela empresa deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Por isso, conta com iniciativas ecoeficientes em todas as suas unidades fabris, o que a colocou entre as 20 empresas brasileiras modelo, selecionadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2007. Também em 2007, foi eleita pelo sexto ano consecutivo como uma das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.


(Envolverde/Assessoria)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 08/08/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site Muda Clima com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Abraços,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514