segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Amigos da Terra na luta pela redução das emissões de CO2

Por Eliege Fante

Os Amigos da Terra estão engajados em mais uma campanha: 350 ppm. Trata-se da geração de um movimento internacional que lute para alcançar 350 partes por milhão de dióxido de carbono na atmosfera. Isto porque, conforme o principal climatologista dos Estados Unidos James Hansen, o CO2 deve ser reduzido do corrente 385 ppm para um máximo de 350 ppm, “se a humanidade deseja preservar um planeta similar àquele em que a Civilização se desenvolveu e a vida no mundo está adaptada”, escreveu em um artigo publicado em janeiro.

De acordo com o divulgado pelos organizadores, “o 350.org, dirigido pelo autor e ambientalista Bill McKibben, é traduzido para 10 línguas e usa a tecnologia mais recente do ‘Web 2.0’ para coordenar eventos pelo mundo e espalhar o número 350. Eventos de base têm sido já realizados em 20 países, inclusive Bangladesh, Colômbia, Coréia, Estados Unidos, Índia, Marrocos e Nepal. Cada evento é conectado em um mosaico aumentando na página 350.org, unindo organizadores através de fronteiras e línguas”.

Segundo a diretora do NAT/Brasil, Carolina Herrmann, os Amigos da Terra estão apoiando a campanha para contribuir na divulgação sobre a urgência em se reduzir as emissões de gases de efeito estufa. “É importante que as pessoas saibam desse limite e direcionem esforços tanto nas suas atitudes diárias, como de forma coletiva para pressionar os governos a agirem rapidamente nas negociações internacionais e em nível local para a redução de suas emissões,” completou.


(Envolverde/Amigos da Terra)

Nenhum comentário: