segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lula diz que não admite palpites de países poluidores na política ambiental do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (30) que não vai admitir que países que não têm "uma árvore em pé" dêem palpites á política ambiental brasileira. Lula cobrou respeito e afirmou que o Brasil não tem que aprender mas sim ensinar ao mundo como é que se preserva.

"De vez em quando, eu vejo presidentes de países, vejo cientistas de países darem palpite, e aí você olha os países deles, está careca, não tem nada. E ficam dando palpite no país dos outros. Então, o seguinte: respeito é uma coisa que a gente gosta de dar e gosta de receber", afirmou Lula, em entrevista após cerimônia do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Belém.

Lula disse que aqueles que estão dando palpite sobre o Brasil não tem mais uma árvore em pé. Ele também pediu para deixarem o "Brasil cuidar do que é seu".

"O que nós não admitimos é que, quem não cuidou das suas florestas, quem não preservou e desmatou tudo e é responsável pela maioria dos gases de efeito estufa emitidos no ar, não dê palpites no Brasil. Pelo amor de Deus, deixe que nós cuidamos das nossas coisas aqui", afirmou Lula.

Amazônia - Reportagem publicada no jornal americano "The New York Times" no último dia 18 afirmou que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.

No texto intitulado "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".
Reação

Esta não é a primeira vez que Lula reage às críticas externas sobre a política ambiental brasileira. Em evento no Rio na última segunda-feira (26), Lula disse que o povo brasileiro é o dono da Amazônia. Ele destacou que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas na região e criticou a interferência de países estrangeiros no debate.

"É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas." (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: