sexta-feira, 6 de junho de 2008

Levantamento aponta que um em cada quatro brasileiros separa lixo reciclável

Um em cada quatro brasileiros separa o lixo reciclável em casa. Esse é um dos dados apresentados por uma pesquisa realizada pela organização não-governamental ambientalista WWF Brasil, junto com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), sobre os hábitos de consumo dos brasileiros.

“É um dado de mudança muito importante”, afirma Irineu Tamaio, coordenador do Programa de Educação Ambiental do WWF Brasil. No sul do país, o número de pessoas que separa o lixo reciclável chegou a 42% dos entrevistados.

No entanto, 67% dos 2002 entrevistados afirmaram que colocam todo o lixo em sacos plásticos, para que sejam levados pelo lixeiro, sem separar o que é reciclável do chamado lixo orgânico. Na Região Nordeste o percentual é de 84%, enquanto no Norte e Centro-Oeste, é de 80%.

Além disso, só 5% das pessoas se preocupam em enviar o lixo seco diretamente para a reciclagem e o lixo orgânico para a produção de adubo.

“No Sudeste e no Sul há políticas públicas ou campanhas de esclarecimento ou divulgação a respeito do destino do lixo. Talveze na Região Norte e Centro-Oeste, ou talvez no Nordeste, você não tenha políticas de aperfeiçoamento, preocupação ou destinação do lixo”, diz Tamaio.

A pesquisa teve como objetivo avaliar a “pegada ecológica” do brasileiro, ou seja, qual o impacto que o consumo tem no meio ambiente e quantos planetas seriam necessários para gerar produtos, bens e serviços suficientes para sustentar o estilo de vida e consumo no país, caso esse padrão fosse adotado em todo o mundo. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: