quarta-feira, 7 de maio de 2008

WWF-Brasil e Funbio promovem seminário para jornalistas sobre a COP9 da CDB

Com objetivo de atualizar jornalistas especializados em meio ambiente sobre alguns dos temas de interesse que serão debatidos na 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP9 da CDB), que será realizada de 19 a 30 de maio, em Bonn (Alemanha), começou hoje em São Paulo (SP) o Seminário de Atualização para Jornalistas sobre a COP9 da CDB.

Promovido pelo WWF-Brasil e o Funbio – Fundo Brasileiro para Biodiversidade, com o apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) do Ministério do Meio Ambiente, o seminário reuniu aproximadamente 40 jornalistas, de importantes veículos de comunicação de diferentes regiões do País.

Após a abertura oficial do evento, com o secretário-geral do Funbio, Pedro Leitão, e o superintendente de Conservação para Programas Regionais do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, a primeira mesa do seminário traçou um panorama geral da conferência com a palestra do Diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias.

A mesa “Repartição de Benefícios” contou com apresentações da assessora técnica do Departamento do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, Camila Monteiro, e do presidente da ONG Amazonlink, Michael F. Schmidlehner, e com a mediação do Pesquisador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Eduardo Vélez.

Ainda no primeiro dia do seminário foi debatido o tema Mecanismos Financeiros. Após breve introdução, foram apresentados os seguintes estudos de caso: Fundo de Áreas Protegidas (FAP) do Arpa, Rede de Fundos Ambientais da América Latina e Caribe (RedLAC), Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF ) e Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica.

O segundo dia do seminário – quarta-feira (07) – irá abordar os seguintes temas: “Biodiversidade e Áreas Protegidas”; “Biodiversidade Florestal” e “Biodiversidade e Mudanças Climáticas”. A cobertura completa do seminário, com a síntese de todas as mesas, estará disponível em breve no site do WWF-Brasil.


(Envolverde/WWF-Brasil)

Nenhum comentário: