quarta-feira, 7 de maio de 2008

Livro retrata pesquisa financiada pelo MMA na Antártica


Suelene Gusmão

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, disse nesta terça-feira (6), na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal, que a Antártica é a região do planeta mais sensível às mudanças globais. Segundo ele, a Antártica é o termômetro da saúde do planeta. "É lá que percebemos primeiro as alterações que ele vem sofrendo", disse. Capobianco abriu a solenidade de lançamento dos livros "O Brasil e o Meio Ambiente Antártico" e "Brasil na Antártica - 25 Anos de História", a convite da Frente Parlamentar em Prol do Programa Antártico Brasileiro.

O livro "O Brasil e o Meio Ambiente Antártico" representa o resultado do trabalho de pesquisa e monitoramento que o Brasil vem desenvolvendo naquele continente, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente. O trabalho, coordenado pela pesquisadora Tânia Brito, envolveu cerca de 300 pessoas de mais de 20 instituições de pesquisa no Brasil e foi o alicerce para o engajamento pleno e bem-sucedido do Brasil nas atividades do Ano Polar Internacional (2007/2008). A iniciativa tem por objetivo compreender as implicações das mudanças ambientais percebidas na Antártica e no Ártico e sua importância ambiental para o planeta.

Capobianco explicou que ao financiar e induzir, em parceria com outras instituições, o projeto "Mudanças Ambientais na Antártica: impacto global e local", que investigou os reflexos das alterações ambientais globais percebidas na Antártica e seu impacto no território brasileiro, o MMA cumpriu com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro ao ratificar o Protocolo de Madri. Os recursos alocados pelo MMA para o projeto foram da ordem de R$ 6 milhões, em quatro anos. O trabalho foi considerado em reuniões internacionais como o melhor estudo do meio ambiente já realizado na Antártica e "tido como modelo a ser seguido por outras nações", disse o secretário-executivo.

Estiveram presentes à solenidade a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Thelma Krug e o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica (ambos do MMA); o presidente da Frente Parlamentar em Prol do Programa Antártico Brasileiro, senador Cristovam Buarque; o almirante Júlio Sabóia de Araújo Jorge, comandante em exercício da Marinha, além de diplomatas e outros parlamentares.

ASCOM/MMA

Nenhum comentário: