segunda-feira, 5 de maio de 2008

Viva a Mata 2008 apresenta atitudes, políticas e desafios para o Bioma mais ameaçado do Brasil

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza a quarta edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, das 10 às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o evento tem como objetivo comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista e informar e conscientizar a sociedade. Na edição passada, o Viva a Mata reuniu mais de 100 projetos e recebeu mais de 75 mil pessoas interessadas em conhecer o que está sendo feito no País pelo Bioma e aprender sobre como melhorar sua relação com o meio ambiente.

O evento oferece uma vasta programação com palestras, debates, 20 estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, lançamento de livros, atividades com voluntários e exposições de ONGs que atuam em diversas regiões do Brasil com projetos pela conservação da Mata Atlântica.

A Fundação Tamar, por exemplo, participa do Viva a Mata pela quarta vez consecutiva, mostrando seu programa para proteção de tartarugas marinhas em extinção no estande Costa Atlântica. Nesse ano, o estande terá cinco réplicas de tartarugas em tamanho natural que chegam a mais de dois metros de comprimento. Já a organização Arte em Pneus transforma pneus velhos em arte e ensina a técnica como meio de capacitação profissional e inclusão social. No estande de Reciclagem haverá exposição de bancos, cadeiras, mesas e pula-pula, todos feitos de pneus.

De acordo com Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, o núcleo central do evento continua sendo a mostra na Marquise do Ibirapuera, onde acontecem atividades para todos os gostos. “As pessoas terão oportunidade de aprender sobre a Mata Atlântica de maneira leve e divertida, envolvendo-se naturalmente com a conservação do Bioma. Andar pela exposição já fará o visitante refletir sobre o ambiente em que vive”, ressalta.

O Grupo de Voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica vai promover atividades de conscientização ambiental de maneira criativa por meio do “Túnel dos Sentidos”, onde os participantes devem entrar de olhos vendados e experimentar cheiros, texturas e sons da floresta. Eles também incentivam a reflexão sobre atitudes mais sustentáveis no cotidiano das pessoas, com jogos e painéis de informações no sábado e no domingo.

As atividades lúdicas serão realizadas no Espaço Arena, onde a jornalista e apresentadora Patrícia Palumbo fará um bate-papo sobre questões ambientais, a partir das 17h, todos os dias. Entre os entrevistados confirmados estão a cantora e embaixadora da SOS Mata Atlântica, Wanessa Camargo, no dia 30/05; o monge zen budista Dorin, Oscar Bressane, no dia 31/05; e o vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, que falará sobre a criação de suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e a cantora Tetê Espíndola, em 01/06. Na Arena haverá também aulas abertas diariamente de yoga, tai-chi-chuan e alongamento com instrutores da academia Ecofit no início do evento, além da apresentação da peça de teatro “Mágico de Oz na Mata Atlântica”, pelo grupo de voluntários do Clube da Terra da Tintas Coral, no dia 31/05, às 16h.

A exposição da “Iniciativa Internacional de Conservação dos Recifes de Corais”, da campanha "2008 – Ano Internacional dos Corais", que tem por objetivo apresentar as evoluções dos trabalhos de conservação dos corais no mundo e as metas e projetos previstos para 2008, será trazido para o Viva a Mata. De acordo com o coordenador do programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica, Fábio Motta, os recifes de corais abrangem 3.000 Km de costa, que vai desde Maranhão até o sul do Espírito Santo e são de extrema importância para a vida dos oceanos e também para o homem. “Vale destacar que os recifes de corais apresentam alta biodiversidade marinha, sustentam atividades pesqueiras, são utilizados na indústria de turismo e são sensíveis às mudanças climáticas, sendo um dos primeiros a dar sinais dessas mudanças”, explica.

Durante o evento será lançado o II Edital do Fundo Costa Atlântica, do Programa para a conservação das Zonas Costeira e Marinha associadas ao Bioma Mata Atlântica, que visa apoiar projetos para criação e consolidação de Unidades de Conservação Marinhas.

Nessa edição do Viva a Mata serão divulgados dados inéditos do Atlas da Mata Atlântica, apontando a taxa de desflorestamento e as áreas mais críticas em 10 dos 17 estados onde há remanescentes florestais. Haverá também o lançamento do livro “Voluntariado Socioambiental - História, experiências e práticas na Fundação SOS Mata Atlântica”, em 31/05, às 15h. Serão anunciados os vencedores do Prêmio Muriqui - iniciativa do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para reconhecimento e homenagem a personalidades e ações ambientais no País, em 30/05, às 18h.

Estrutura do evento

Neste ano, o cenário foi idealizado pelo cenógrafo Beto Von Poser e por sua equipe de criação da empresa Cenário Brasil, que traz uma proposta de criação de estandes feitos com paredes de garrafas PET e piso de OSB (Oriented Strand Board, ou Painel de Tiras Orientadas), em respeito ao meio ambiente. O OSB é um material conhecido por causar pouco impacto ao meio ambiente, pois não são utilizadas árvores adultas em sua fabricação e a matéria-prima é constituída por madeira de pequena dimensão vinda de florestas geridas de maneira sustentável. A estrutura conta também com a utilização de gerador movido a biodiesel, rampa de acesso a todos os estandes, tradução simultânea para deficientes auditivos e coleta seletiva de materiais recicláveis realizada pela ONG Pueras.

Participação no Viva a Mata

O Viva a Mata tem a participação confirmada do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Conservação Internacional, Arte em Pneus, Fundação Tamar, Vento em Popa e diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Centro Golfinho Rotador, Estação Ecológica de Tamoios, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Associação Asa Branca, COQUIM - Ouro Fértil Fibras Naturais As, EDUCA Mata Atlântica, CEPAN, Instituto Ambiental Vidágua, Fundação Educacional e Cultural do Meio Ambiente “Elvira G. Mascarim” – FECUMA, Sociedade Civil dos Bombeiros Voluntários de Santa Teresa, ESEC dos Tupiniquins, Amane, Meta Ambiental, Idéia Ambiental, Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza, Sociedade de Amigos da REBIO Augusto Ruschi, The Nature conservancy, além de vários outros projetos e organizações.

Os professores e estudantes de escolas públicas e privadas podem agendar visitas monitoradas nos três dias, obter mais informações dos expositores e participar de atividades práticas. Os interessados devem enviar e-mail para educacao@sosma.org.br, solicitando o agendamento com antecedência. As vagas são limitadas.

O evento é aberto ao público. Mais informações pelo e-mail comunicacao@sosma.org.br, pelo site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do evento)

Nenhum comentário: