segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mudanças naturais podem brecar aquecimento da Terra por um tempo

As mudanças naturais no clima do planeta podem compensar o aquecimento global gerado pelo homem na próxima década, mantendo as temperaturas oceânicas no mesmo patamar ou até um pouco abaixo do patamar atual durante um breve período de tempo, afirmaram pesquisadores alemães na quarta-feira (30).

Essa situação temporária, no entanto, pode criar um problema se os dirigentes mundiais a virem como um sinal de que podem aliviar seus esforços para limitar a emissão de gases do efeito estufa ou a utilizarem para fazer pouco caso do aquecimento global.

"As variações naturais alteram o clima nessa escala temporal e os dirigentes mundiais podem pensar ou que as ações de mitigação já dão resultado ou que não há qualquer tipo de aquecimento global", afirmou Noel Keenlyside, pesquisador do clima no Instituto Leibniz de Ciências Marinhas, da Alemanha. Keenlyside comandou o estudo.

Cientistas da área previram há muito tempo que, nos próximos cem anos, uma maior quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera provocará um aquecimento generalizado.

O estudo publicado agora na revista Nature é um dos primeiros a adotar uma perspectiva de curto prazo.

Isso pode ser útil porque as mudanças naturais, ao contrário das provocadas pelo homem, desempenhariam um papel maior no curto prazo, disse Keenlyside.

A equipe dele montou um modelo de computador que leva em consideração fenômenos naturais como as temperaturas da superfície dos oceanos e os padrões de circulação das correntes marítimas.

Os cientistas verificaram a eficácia de seu modelo realizando várias previsões com dados gravados nos últimos 50 anos e descobriram que essas previsões mostravam-se precisas, afirmou Keenlyside.

"Isso é importante porque as escolhas entre uma política ou outra olham sempre para o curto prazo", disse. "Nossos resultados mostram que pode não haver uma mudança climática tão grande nos próximos dez anos."

O relatório de um painel do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) lançado neste ano previu que as temperaturas da Terra subiriam entre 1,8 e 4,4 graus Celsius neste século, em parte por causa da queima de combustíveis fósseis que produz dióxido de carbono, o principal dos gases do efeito estufa.

Cientistas afirmam que a elevação das temperaturas poderia gerar um aumento do nível dos oceanos, o derretimento de geleiras e um aumento na frequência e na força de tempestades e secas.

Esses fenômenos, de outro lado, poderiam criar levas de "refugiados do clima".

Segundo Keenlyside, um motivo possível para o relativo efeito de resfriamento na próxima década seria o esperado enfraquecimento do sistema que leva água quente para o norte do oceano Atlântico, o que compensaria pelo previsto aumento no volume emitido de gases do efeito estufa.

"As primeiras tentativas de realizar previsões para a década sugerem que é possível antecipar com certa exatidão qual será o efeito combinado do aumento da concentração de gases do efeito estufa e das variações climáticas naturais", disse Richard Wood, da Agência de Meteorologia da Grã-Bretanha, em um comentário publicado na Nature. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: