domingo, 18 de maio de 2008

UE evita polêmica sobre etanol em cúpula no Peru

Os participantes da V Cúpula de Chefes de Estado da América Latina, Caribe e União Européia, que está sendo realizada na capital peruana, evitam, até o momento, entrar na polêmica sobre a produção do etanol. Durante a abertura do encontro, o presidente da União Européia, José Manoel Durão Barroso, e o presidente do Peru, Alan García, não fizeram referências ao assunto que divide os lideres latino-americanos e europeus.

Durão Barroso apenas propôs "ações conjuntas" para enfrentar o problema do aumento dos preços dos alimentos. "A União Européia considera fundamental uma reação urgente de ajuda humanitária", afirmou. "A inflação dos preços causa um desequilíbrio entre oferta e demanda.", acrescentou. Já o presidente Alan García afirmou que os países precisam ter "responsabilidade" para resolver a crise dos alimentos.

A União Européia quer estabelecer exigências e metas sociais e ambientais para os produtores de biocombustíveis. Essa proposta é criticada pelo governo brasileiro, que não aceita regras para a venda do etanol. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não fez discurso na primeira parte do encontro, já disse não aceitar que o biocombustível seja responsabilizado pela falta de alimentos no mercado internacional. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: