segunda-feira, 19 de maio de 2008

Finep aprova R$ 10 milhões para Rede-Clima

Agência FAPESP – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou o financiamento de R$ 10 milhões para a implantação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede-Clima), coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os recursos, que serão recebidos ainda em 2008, deverão permitir o estabelecimento da estrutura básica da rede criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Rede-Clima envolve diversas instituições brasileiras voltadas para estudos na área de mudanças climáticas, adaptação e mitigação voltados a diversos setores e sistemas, como biodiversidade, agricultura, energias renováveis, zonas costeiras, recursos hídricos, saúde humana, megacidades, desastres naturais e políticas públicas.

Segundo o Inpe, o objetivo da rede é gerar e disseminar conhecimento e tecnologia para que o Brasil possa responder às demandas e aos desafios provocados pelas mudanças climáticas globais. Além disso, ela tem a missão de produzir dados e informações necessários ao apoio da diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças do clima.


A rede deverá atuar ainda na realização de estudos sobre as vulnerabilidades do país às mudanças climáticas, além de estudar alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil a essas mudanças.

A secretaria executiva da Rede-Clima cabe ao Inpe, que deverá articular a integração científica entre os pesquisadores participantes, promovendo o caráter multidisciplinar e de tecnologia social.

Mais informações: http://www.inpe.br

(Envolverde/Agência Fapesp)

Nenhum comentário: