quarta-feira, 14 de maio de 2008

Estudantes brasileiros vão participar da Conferência Internacional de Meio Ambiente

Estudantes brasileiros vão participar da Conferência Internacional de Meio Ambiente

Três estudantes brasileiros, selecionados pelo British Council entre um grupo de 600 jovens entre 14 e 18 anos – envolvidos com a causa de meio ambiente – embarcam no dia 15 de maio, em São Paulo, para participar da Conferência Internacional de Meio Ambiente, em Kobe, no Japão, de 24 a 26 de maio, onde vão participar da redação final do "Kobe Challenge". O documento, elaborado por jovens – embaixadores do clima - de diversos países, apresentará propostas para a implantação de políticas efetivas e a introdução de práticas que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. O "Kobe Challenge" será entregue aos chefes de estado e ministros de meio ambiente

Os Embaixadores do Clima Laila Soares (de Pirenópolis, em Goiás), Guilherme Pastore (de São Paulo) e Antonio Mota (de Fortaleza) serão os representantes do Brasil no programa International Climate Champions, desenvolvido pelo British Council em âmbito mundial, nos 13 países conhecidos como G8+5: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, EUA, e ainda Brasil, China, Índia, México e África do Sul. No Brasil, o programa é conhecido como Embaixadores do Clima.

Os jovens embaixadores do clima já participaram, em março deste ano, de uma reunião no Reino Unido, onde receberam intensivo treinamento sobre o tema mudanças climáticas e mantiveram encontros com o secretário de Meio Ambiente do Reino Unido, Hilary Benn, que integra ainda o parlamento britânico.

O programa "De Olho no Clima" é uma iniciativa do British Council para aumentar conhecimento e ação sobre o tema mudança climática no Brasil. O projeto promove - por meio da ciência, educação e arte - o encontro e a troca de experiências entre jovens profissionais, estudantes, universitários e professores. Procura também ajudá-los a multiplicar o conhecimento, gerando diálogo sobre o impacto das mudanças climáticas e incentivo para ações construtivas. Mais informações no site http://www.deolhonoclima.com.br , onde os jovens poderão dar sua contribuição ao conjunto de sugestões que será entregue ao presidente.

O British Council é uma organização apolítica que trabalha com o governo britânico e busca promover oportunidades iguais a todos, especialmente, nas áreas de Educação e relações culturais. Com 75 anos de atuação, a instituição busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resultem em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Direitos Humanos. O British Council está presente em 223 cidades e 109 países. Seus principais parceiros incluem governos, organizações não-governamentais e instituições privadas. No Brasil, onde atua há 61 anos, o British Council tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.


(Envolverde/Assessoria)

Nenhum comentário: