quarta-feira, 14 de maio de 2008

Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU discute desertificação

Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU discute desertificação

Por Daniela Mendes, do MMA

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, representará a ministra Marina Silva na 16ª reunião do segmento ministerial da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 14 de maio, em Nova Iorque. Na pauta das discussões seca, desertificação, África, agricultura, terra e desenvolvimento rural.

Capobianco participará, ainda, da reunião de consulta informal sobre governança ambiental internacional no contexto do processo de reforma das Nações Unidas. A reunião, coordenada pela Costa Rica, será no dia 13 de maio, também na sede da ONU, com a participação de 35 países e cinco representantes de agências internacionais.

Esse encontro do dia 13 dá continuidade à reunião ocorrida no Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, com ministros das Relações Exteriores e de Meio Ambiente de 22 países, com o objetivo de estimular uma maior articulação entre os governos para que se avance nas propostas relacionadas ao meio ambiente e à governança ambiental.

Entre as propostas debatidas no Rio estavam a necessidade de reforma urgente nas estruturas do atual sistema de governança ambiental global e da implementação efetiva dos acordos multilaterais, além da transferência de tecnologias entre os países e aporte de recursos adicionais para as estruturas que lidam com o meio ambiente.


(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: