quinta-feira, 10 de abril de 2008

Viagem da tocha olímpica produzirá mais CO2 que ilha do Pacífico

A viagem da tocha olímpica, que percorrerá 135 cidades, durante 130 dias, irá produzir 9 mil toneladas de CO2, a mesma quantidade emitida durante dois anos por Tuvalu, pequeno grupo de ilhas do Pacífico ameaçado pelo aquecimento global, informou nesta segunda-feira (7) o engenheiro francês, Olivier Carles, co-diretor da associação "Objectif Carbone", especializada em "balanços de carbono" (a soma das emissões de gás carbônico emitidos por um local ou por uma atividade).

Partindo da antiga cidade grega de Olímpia no último dia 24 de março, a tocha irá completar sua viagem somente no próximo dia 8 de agosto, em Pequim, após percorrer 137 mil quilômetros.

A tocha se desloca de uma cidade à outra do percurso a bordo de um Airbus A330 da Air China. O avião irá consumir 1,5 milhão de litros de querosene para cobrir o trajeto, produzindo, segundo Carles, "4.400 toneladas de gás carbônico pela combustão do querosene".

Quanto à tocha em si, alimentada por gás propano, segundo o engenheiro, ela "não irá emitir menos de uma centena de quilos de CO2 durante sua viagem".
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: