terça-feira, 22 de abril de 2008

Portal mostra postos de coleta de "lixo" reciclável em todo o país

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Muitas pessoas dotadas de consciência ambiental deixam de contribuir para o aproveitamento pós-consumo de material reciclável simplesmente porque não sabem como agir nesse sentido. Na maioria das cidades do país, coleta seletiva de lixo ainda é uma proposta utópica, longe da prática, e os cidadãos, nesse contexto, terminam por estacionar no terreno das boas intenções.

Recentemente, porém, a internet ganhou um instrumento de apoio a quem procura transcender a inoperância do poder público, demanda suprida por intermédio de uma ação da iniciativa privada.

A Tetra Pak acaba de lançar uma ferramenta preciosa para facilitar a busca por pontos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos. O portal Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br), com suporte do Google Maps, aponta cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércios ligados à cadeia de reciclagem em todo o Brasil.

Embora o instrumento de busca priorize postos de coleta de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos), ele acaba atendendo a demanda de todo o ciclo de reaproveitamento do "lixo", ao mostrar estabelecimentos que, em geral, também lidam com outros materiais – latas de cerveja, papelão etc.

"O principal ponto é a conscientização do cidadão comum de que é preciso já criar este hábito para a conservação do planeta. Não há mais aquela desculpa de não saber onde entregar suas embalagens longa vida e demais materiais recicláveis, pois existe agora um buscador específico que aponta estes locais próximos ao endereço consultado", disse a AmbienteBrasil Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.

Segundo ele, nas primeiras duas semanas do portal, houve mais de 10 mil consultas no site. "É um resultado incrível e animador, pois retrata o interesse do público em colaborar com a coleta seletiva das embalagens longa vida e material reciclável", diz ele. "Deixando a modéstia de lado, a Rota da Reciclagem será referência para quem pretende divulgar a reciclagem em todo o Brasil. Nossa meta é de ter cinco mil visitantes únicos por dia", completa.

O leitor é convidado no site a informar se existem pontos de coleta, voluntária ou comercial, não listados.

De todas as embalagens Tetra Pak comercializadas no país, o Brasil recicla 25,5%, ou seja, uma em cada quatro. Em 2007, passaram por esse processo, no mercado brasileiro, cerca de 50 mil toneladas, montante que, ainda assim, alça o país à terceira colocação no ranking mundial, perdendo apenas para Alemanha e Espanha. "Há ainda um potencial enorme de crescimento", diz Fernando.

Outro objetivo do portal é esclarecer ao cidadão que não é necessário ter em casa cinco recipientes para a prática da coleta seletiva (papel, vidro, plástico, orgânicos e metal), mas apenas dois recipientes (úmido e seco), pois a separação do lixo é feita na cooperativa coletora dos resíduos. "Com isso, a coleta seletiva fica mais fácil e aumentará entre a população", acredita ele.

A Tetra Pak assumiu este compromisso bem antes da "moda" pegar, demonstrando um caráter vanguardista. E, seguindo esta premissa, a empresa desenvolve soluções inovadoras como, por exemplo, o sistema plasma, que separa o alumínio do plástico das embalagens e renova o alumínio em forma de lingote e parafina como matéria-prima para a produção de peças plásticas.

Outra novidade é a aplicação do Sinal Verde, um selo na lateral das embalagens da empresa, que tem o objetivo de promover a conscientização do público consumidor sobre questões importantes, como consumo de materiais renováveis, a coleta seletiva do lixo e a reciclagem. Cada selo é composto pela caricatura de uma embalagem animada da Tetra Pak e uma mensagem de apelo ambiental.

Nenhum comentário: