quinta-feira, 3 de abril de 2008

MMA participará de encontro global sobre oceanos

Representantes do Ministério do Meio Ambiente participarão da 4ª Conferência Global sobre Oceanos, Costas e Ilhas, a ser realizada em Hanoi, no Vietnã, entre os dias 7 e 11 de abril. A participação do MMA se dará por meio do diretor do Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria, Rudolf de Noronha, e pelo gerente de Qualidade Costeira e do Ar, Ademilson Zamboni, ambos da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental.

Realizada de dois em dois anos, a conferência é organizada pelo Fórum Global para os Oceanos, Costas e Ilhas - que, formalizado em 2002, durante a Rio +10, em Johannesburgo, congrega governos, empresas, organizações internacionais e não-governamentais, instituições acadêmicas e científicas em torno de uma preocupação comum: a agenda global dos oceanos.

Nessa edição, a conferência abordará três temas: avanços na gestão de ecossistemas e na gestão costeira e oceânica integradas, até 2010, no contexto das mudanças climáticas; clima, oceanos e segurança: impactos sobre comunidades costeiras, países em desenvolvimento e ecossistemas vulneráveis; e governança na zona costeira e usos além dos limites da jurisdição nacional.

Rudolf de Noronha falará, no primeiro dia da conferência, sobre o gerenciamento das áreas costeiras brasileiras frente aos desafios das mudanças do clima. "Queremos mostrar como a relevância desse tema mudou a estrutura do Ministério do Meio Ambiente", diz Rudolf. "Explicaremos que o ministério foi reestruturado, no ano passado, e que foi criada toda uma estrutura organizacional para o tema mudanças climáticas - resultando na criação da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, que abrange também a questão dos oceanos". Para o diretor, a experiência brasileira suscita grande interesse: "No cenário internacional, o Brasil é tido como um país extremamente avançado em suas políticas de gerenciamento costeiro, de qualidade ambiental do mar". (MMA)

Nenhum comentário: