quarta-feira, 23 de abril de 2008

Manifestações contra mudanças climáticas marcam o Dia Mundial da Terra

Por Redação da Adital

Na terça-feira (22), o Dia Mundial da Terra foi celebrado em todo o mundo com manifestações contra as mudanças climáticas e os agrocombustíveis. Em comunicado, a Coordenação Nacional Indígena e Camponesa (Conic), da Guatemala, recorda que desde o ano de 1970 se celebra o Dia Mundial da Terra, quando jovens estavam preocupados em conservar os recursos naturais do mundo. Depois de 38 anos, o aquecimento global é uma grande ameaça para os povos, principalmente para os pobres.

Para a organização, o modelo de desenvolvimento realizado pelos países industrializados tem levado o mundo a uma desigualdade profunda e desumana: "A pobreza e a fome estão cada vez mais generalizadas e a riqueza cresce cada vez mais aceleradamente e se concentra em poucas mãos".

A Conic acredita que haja grandes injustiças e irresponsabilidade na distribuição e no uso de energia no mundo. "Os Estados Unidos só têm 5% da população mundial, porém consomem 25% do petróleo no mundo, enquanto em países pobres, como o nosso, muitas de suas comunidades não têm luz elétrica, água potável nem calçamento", denunciam.

Os povos também criticam o cultivo de produtos agrícolas para a produção de agrodiesel, pois esse tipo de ação pode intensificar a fome no mundo. "Transformar produtos alimentícios em combustíveis é priorizar o movimento dos motores e deixar milhões de pessoas sem alimentos", afirmam.

(Envolverde/Adital)

Nenhum comentário: