segunda-feira, 14 de abril de 2008

Maiores economias mundiais discutem clima em Paris

Por Suelene Gusmão e Gisele Teixeira, do MMA

Começa na próxima terça-feira (15), em Paris, França, a terceira reunião convocada pelos Estados Unidos para debater o tema mudanças climáticas com as maiores economias do mundo. O encontro vai até o dia 18 e dará prosseguimento às conversações abertas no primeiro encontro da série ocorrido em setembro de 2007, em Washington. A segunda reunião ocorreu em janeiro deste ano, em Honolulu, e reuniu 18 países, entre eles os emergentes Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul. O governo brasileiro estará presente na reunião com representantes do Ministério das Relações Exteriores e com a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug.

A série de encontros para o debate sobre mudanças climáticas foi anunciada ainda durante a 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13), ocorrida em Bali, na Indonésia, em dezembro de 2007. Naquele momento, os Estados Unidos, pressionados por países em desenvolvimento e desenvolvidos, aceitaram o consenso para elaboração do documento que guiará as negociações internacionais sobre mudanças climáticas até 2009 e que deverá resultar na segunda fase do Protocolo de Quioto. Segundo a secretária Thelma Krug, estas conversações são um complemento a Bali e não uma alternativa às negociações das Nações Unidas.

De acordo com o MMA, essas conversações podem ajudar a tornar mais claras as medidas e os compromissos a serem adotados por todos os países. O governo brasileiro defende o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Isto é, que as nações em desenvolvimento dêem a sua contribuição, mas que as mais ricas, responsáveis por 70% dos gases causadores do efeito estufa lançados na atmosfera, liderem o processo, visto que também são os que possuem mais recursos, tecnologia e capacitação.

Entre os temas que vêm sendo debatidos pelas potências econômicas estão: Possíveis Contribuições das Maiores Economias ao Processo de Negociação das Nações Unidas, Objetivo Global de Longo Prazo, Tecnologias Cooperativas e Abordagens Setoriais, Compromissos ou Ações de Mitigação Nacionalmente Apropriadas e ainda Questões Relativas a Adaptação, Florestamento, Financiamento e Mensuração.

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: