terça-feira, 1 de abril de 2008

IPAM lança publicação eletrônica Clima em Revista

O Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM) acaba de relançar a publicação mensal on-line Clima em Revista, como parte de seu novo site Clima e Desmatamento (www.climaedesmatamento.org.br). Pretendemos assim dinamizar o conteúdo do site com informações atualizadas sobre o tema da mudança climática, aumentando o nível de conhecimento e propiciando o debate. A idéia é que, além das visitas espontâneas ao portal, a revista possa ser enviada aos interessados em acompanhar o avanço das discussões sobre o aquecimento global, incluindo o papel das florestas tropicais sobre o equilíbrio climático. Serão disponibilizadas, ainda, informações sobre os impactos do aquecimento do planeta sobre os ecossistemas e suas populações e também sobre o papel do desmatamento como fonte de emissões de gases de efeito estufa e maneiras de resolver o problema.

Neste primeiro número, o destaque é o estudo do IPAM, da Universidade Federal de Minas Gerais e do The Woods Hole Research Center (WHRC) sobre custos e benefícios da redução das emissões de carbono do desmatamento e degradação da floresta na Amazônica brasileira. Calculou-se o quanto custa zerar desmatamento na região. A revista traz, ainda, um balanço da COP 13 pelas organizações não-governamentais com atuação no Brasil e a agenda que propõem para os próximos dois anos, para garantir que a compensação sobre o desmatamento evitado e a participação das populações tradicionais sejam eficientemente contempladas nos acordos de clima pós-2012, quando finda o Protocolo de Quioto. Mostra também, através de entrevista com o Prof. Dr. Carlos Nobre, como vai funcionar a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia no final de 2007, que deve começar a operar em março.

Acesse http://www.climaedesmatamento.org.br/revista para conhecer a revista e aproveite para se cadastrar na nossa lista. Basta preencher o seu e-mail no campo Informativo por email no site. A revista é inteiramente gratuita e você decide quando parar de receber.

Clima em Revista é uma publicação mensal on-line do Instituto de Pesquisas da Amazônia
Edição e reportagens: Maura Campanili
Design e Produção: Plano Digital
Apoio: Embaixada do Reino Unido

Informações: (11) 9990-6895

Nenhum comentário: