terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra: o planeta não precisa ser salvo

Por Adalberto Wodianer Marcondes, da Envolverde

No Dia da Terra, 22 de abril, devemos fazer uma reflexão sobre uma frase muito em moda ultimamente: “É preciso salvar a Terra”. Mas, salvá-la de que? Por que a Terra está em risco? E ela está em risco?

Não é preciso salvar a Terra, ela tem se virado bem nos últimos bilhões de anos. Recebeu de presente uma Lua linda, que brilha no céu noturno como uma jóia, ganhou o manto dos mares e estendeu a influência da vida por todos os seus vales e montanhas.

A Terra já viu a vida surgir e florescer diversas vezes. Já alimentou criaturas imensas e microscópicas, e garantiu espaços a todos. Mas também esta mesma Terra farta em vida já viu a morte de quase todos os seus filhos. Já assistiu suas florestas queimando e o desespero dos seres em seus campos e mares.

A Terra sobreviveu a tudo isto. E a muito mais do que sabemos ou podemos imaginar. A vida mudou, se transformou, cresceu e diminuiu, mas a Terra nunca precisou ser salva. As espécies sim, morreram, deixaram para trás apenas vestígios de sua passagem pelo planeta durante milhões de anos.

Hoje, ao abastecer nossos carros, (...)

Para ler o artigo completo visite o Blog da Envolverde: http://dalmarcondes.blig.ig.com.br

(Blog da Envolverde)

Nenhum comentário: