terça-feira, 22 de abril de 2008

Deputados europeus virão ao Brasil para analisar carne e biocombustível

Uma delegação de deputados do Parlamento Europeu virão ao Brasil entre 27 de abril e 1º de maio para checar a situação da carne bovina do Brasil e do setor de biocombustíveis.

A visita ocorre no momento que o Brasil tenta recuperar a confiança da União Européia a respeito da carne, depois que Bruxelas suspendeu temporariamente a importação por considerar que as regras fitossanitárias européias não eram cumpridas.

A comissão do Parlamento Europeu será formada por membros da Comissão de Agricultura do órgão, como o inglês Neil Parish e os espanhóis Mabel Salinas e Esther Herranz.

O programa de viagem, que ainda não está fechado, incluirá cidades como Brasília e Goiânia.

Além da carne, será abordado a situação da produção dos biocombustíveis, focado principalmente em questões como a atual crise de preços e de abastecimento de alimentos.

O Brasil é líder mundial de exportação tanto de carne bovina como de biocombustível.

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu discutiu na quinta-feira (17) o atual estado das importações de carne bovina brasileira.

Segundo um representante da Comissão Européia (braço executivo da União Européia), os novos requisitos para que o Brasil importe para a região - só 95 fazendas estão liberadas para fazê-la atualmente - fizeram com que até agora só 90 mil toneladas de carne brasileira tenham sido importadas, contra 300 mil toneladas ao longo de 2007. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: