terça-feira, 1 de abril de 2008

Almanaque Socioambiental faz radiografia completa da situação do meio ambiente

Por Redação do ISA

Dez mil exemplares serão doados pelo ISA a bibliotecas e escolas públicas.

Publicação do Instituto Socioambiental foi relançada durante o Seminário Gestão Sustentável nos Municípios.

Porto Alegre, RS - Uma publicação primorosa do Instituto Socioambiental (ISA) foi relançada em Porto Alegre como parte das atividades do Seminário Gestão Sustentável nos Municípios, que se encerrou na sexta-feira (28). Com 552 páginas, texto leve e acessível, com muitos mapas, ilustrações e fotos belíssimas, o Almanaque Socioambiental 2008 é uma das melhores e mais completas publicações lançadas nos últimos anos sobre a situação do meio ambiente no Brasil.

Foi elaborado por 122 colaboradores e especialistas, ampliando a edição anterior, de 2005. Ele faz uma radiografia de todos os biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zona Costeira) e apresenta os grandes problemas ambientais do planeta, com destaque para o aquecimento global, as mudanças climáticas, detalhando seus efeitos em cada região do Brasil. Traz também encartado um mapa-poster que destaca os efeitos da ação humana sobre o território brasileiro.

O almanaque inclui ao todo dez ensaios fotográficos autorais e 85 verbetes, dispostos em 11 capítulos temáticos: Ambientes (biomas), Diversidade Socioambiental, Florstas, Água, Terras, Recursos Energéticos e Minerais, Mudanças Climáticas, Cidades, Modelos de Desenvolvimento, Legislação Socioambiental, Fóruns e Conferências.

O lançamento oficial foi em novembro do ano passado, mas o ISA aproveitou o evento na capital gaúcha para relançar a obra e promover a sua divulgação, disse o secretário-executivo do Instituto, Enrique Svirsky. O relançamento ocorreu junto com a inauguração da Biblioteca da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), na sede do órgão.

Dez mil exemplares, de uma tiragem inicial de 25 mil, serão doados pelo ISA (http://www.socioambiental.org.br) para bibliotecas e escolas públicas de todo o país, entidades sem fins lucrativos e socioambientalmente responsáveis, além de órgãos públicos.. Os pedidos devem ser encaminhados ao ISA: Av. Higienópolis, 901, CEP 01238-001, São Paulo-SP-Brasil, Fone: (11) 3515-8927.

(Envolverde/ISA)

Nenhum comentário: