sexta-feira, 28 de março de 2008

Grupo defende pagamento eletrônico para salvar ambiente

Uma organização dos Estados Unidos está fazendo uma campanha para estimular o uso de transações financeiras via internet como forma de reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) e o desmatamento.

Segundo um estudo da PayItGreen Alliance, em média os norte-americanos recebem em casa 19 contas e correspondências bancárias e fazem sete pagamentos por papel todos os meses.

Caso passassem a utilizar a forma eletrônica, cada norte-americano economizaria 2,72 kg de papel por ano e deixaria de produzir 77,5 kg de gases do efeito estufa - o equivalente ao emitido durante um trajeto de cerca de 270 km de carro.

"Indivíduos que pensam que estão sozinhos e não podem, de fato, ter um impacto importante (na conservação do ambiente) devem reavaliar sua posição. Mesmo pequenas contribuições, em conjunto, podem gerar impacto", afirma Craig Vaream, membro da PayItGreen Alliance e do banco de investimentos JPMorgan Chase.

O JPMorgan Chase é um dos 16 membros do grupo, formado por empresas do mercado financeiro e que também inclui o Bank of America e o Fed (o Banco Central dos Estados Unidos). A associação é liderada pela Nacha, uma organização sem fins lucrativos que representa mais de 11 mil instituições que estimulam os consumidores a fazerem mais transações on-line.

O grupo foi formado em 2007, com o objetivo de divulgar o impacto ambiental positivo dos pagamentos eletrônicos. Segundo a organização, caso apenas 10% dos norte-americanos deixassem de fazer transações financeiras por papel, haveria uma redução na emissão de gases do efeito estufa equivalente a tirar 162,8 mil carros das ruas. (Folha Online)

Nenhum comentário: