sexta-feira, 28 de março de 2008

Empresários e cientistas querem apoio para cúpula climática

Líderes empresariais e cientistas realizaram na quinta-feira (27) a primeira reunião do Conselho Climático de Copenhague, cujo objetivo é impulsionar a obtenção de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, na cúpula climática mundial que a capital dinamarquesa receberá em dezembro de 2009.

Entre os cerca de 20 membros estão o proprietário do grupo Virgin, Richard Branson, o cientista australiano Tim Flannery, seus colegas James Lovelock, pai da Teoria de Gaia, e David King, ex-assessor científico do Governo britânico, além do biólogo Thomas Lovejoy, assessor do Banco Mundial.

Esta instituição pretende influir no processo político demonstrando os elementos-chave que o mundo empresarial precisa para conseguir um acordo de combate à mudança climática.

O conselho anunciou na quinta-feira um plano de ação que inclui a realização em Copenhague de uma conferência internacional de caráter científico em junho deste ano, e de uma cúpula mundial empresarial sobre mudança climática em maio de 2009.

Outras iniciativas são a criação de uma plataforma digital integrada pelas 500 companhias que tenham mostrado 'maior liderança' na luta contra o aquecimento global, o lançamento de ensaios sobre este problema e a realização de um documentário sobre as conseqüências da mudança climática. (JB Online)

Nenhum comentário: