sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Municípios recordistas de desmate receberão mais fiscais

Municípios recordistas de desmate receberão mais fiscais

O presidente do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Bazileu Alves Margarido Neto, disse na quarta-feira (13), em Belém, que a prioridade nas operações de fiscalização do órgão neste ano serão os 36 municípios da Amazônia Legal que concentraram maior extensão de terras desmatadas nos últimos meses de 2007.

Os desmatamentos foram proibidos temporariamente nestes 36 municípios por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente publicada em janeiro. Os produtores rurais destas localidades terão de fazer um recadastramento com mapeamento detalhado no Incra e passarão a ter as áreas de florestas monitoradas.

Margarido Neto participou na quarta-feira, na capital do Estado do Pará, da reunião anual de dirigentes da área de fiscalização do Ibama de todo o país, onde são definidas as estratégias de ação para os próximos 12 meses. Em 2008, ficou definido a realização de 120 operações de fiscalização envolvendo cerca de 3.000 homens.

Segundo o presidente do Ibama, o principal eixo da discussão do encontro foi a definição de formas para implementar e fiscalizar a suspensão do desmatamento. "Foram definidos os instrumentos de monitoramento, ou seja, de que maneira o Ibama pode se preparar para constatar a violação do embargo [ao desmatamento)", disse.

Segundo ele, entre os instrumentos a serem utilizados estão aeronaves do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). (Folha Online)

Nenhum comentário: