terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cientistas de Taiwan criam biocombustível a partir da palha do arroz

Um laboratório oficial de Taiwan anunciou nesta segunda-feira (11) que está realizando pesquisas para extrair álcool da palha do arroz e, assim, ampliar as fontes de biocombustíveis.

Os pesquisadores taiwaneses já fizeram experiências bem-sucedidas com um protótipo de sistema de produção e esperam terminar uma fábrica-piloto até o final de 2009, informou o Conselho de Energia Atômica, patrocinador do projeto.

"Da palha pode-se extrair componentes com os quais é possível produzir álcool com 99,5% de pureza", disse o diretor do projeto, Wang Chia-bao, em entrevista coletiva.

O uso da palha do arroz tem mais vantagens que o da cana-de-açúcar ou do milho, destacou Wang.

"A palha é um produto secundário, não afeta a produção de alimentos e sua venda complementará a renda dos agricultores", afirmou o pesquisador.

A única desvantagem do uso da palha é o alto custo de produção.

"O valor supera o de outros processos. Atualmente é de US$ 0,67 por litro, mas esperamos reduzi-lo a menos da metade", disse.

Taiwan está promovendo o uso de fontes de energia alternativa para enfrentar os altos preços do petróleo, como a eólica e os biocombustíveis. (Globo Online)

Nenhum comentário: