terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Biocombustível, defesa e construção de ponte são pauta de encontro entre Lula e Sarkozy

A construção de uma ponte sobre o Rio Oiapoque ligando o estado brasileiro do Amapá e a Guiana Francesa será um dos temas discutidos entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, na terça-feira (12). Além disso, estão na pauta temas como cooperação na área de defesa, no setor de biocombustíveis, no campo nuclear civil e em ciência e inovação. As informações são do porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

A ponte terá 400 metros de extensão e custo de R$ 38,6 milhões, segundo o porta-voz. O projeto foi acordado em 2005 e cada país arcará com 50% do custo.

A Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), também pode ser um dos temas abordados pelos dois presidentes durante o encontro na Guiana, segundo Baumbach. “O presidente Lula pretende reiterar seu chamado para que sejam realizados progressos, sobretudo no campo agrícola”, disse.

A Rodada Doha começou em 2001 com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais e as dificuldades dos países em desenvolvimento, com foco no livre-comércio. Os subsídios agrícolas (ajuda que os governos dão aos produtores e que torna os preços dos países em desenvolvimento pouco competitivos) estão entre as principais controvérsias nas negociações.

Em recente conversa telefônica com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, Lula reiterou o desejo de realizar um encontro entre líderes políticos para acelerar as negociações da rodada.

Questionado se Nicolas Sarkozy estaria incluído nesse grupo, o porta-voz da Presidência afirmou que, se o assunto for retomado na reunião, Lula irá reiterar o convite: “O presidente acredita que todos os líderes políticos, os principais atores no processo devem se reunir para que seja possível avançar além das negociações técnicas. Isso inclui também o presidente Sarkozy”.

Uma parceria para construir um submarino brasileiro de propulsão nuclear com tecnologia francesa pode ser discutida pelos presidentes brasileiro e francês, de acordo com o porta-voz. “A cooperação no campo da defesa será discutido, mas no momento não existe previsão nenhuma de um acordo para ser assinado”, informou.

No fim de janeiro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, esteve na França e encontrou Sarkozy e o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Ele foi discutir com o governo francês cooperação na área militar. Na época, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa informou que a aquisição de equipamentos seria condicionada à transferência de tecnologia. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: