sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Basf apresenta seu primeiro balanço carbônico 3:1 para mais proteção climática

Por Assessoria

A BASF se torna a primeira empresa do mundo a apresentar um balanço carbônico compreensivo para suas atividades. Os resultados mostram que os produtos BASF poupam três vezes mais emissões de gases estufa, do que a quantia total gerada pela produção e resíduos dos produtos da empresa. "A mudança climática é um dos principais desafios enfrentados pela sociedade," disse Eggert Voscherau, vice presidente da BASF SE. "Nós estamos enfrentando este desafio e oferecendo uma vasta gama de soluções que ajudarão a proteger o clima."

O balanço carbônico mostra pela primeira vez não somente as emissões da produção da BASF, mas também leva em consideração emissões desde as matérias-primas até os resíduos gerados por todos os seus produtos. Além disso, a empresa tem observado o ciclo de vida de 90 produtos-chave que reduzem emissões de CO2 quando usados nos produtos finais. Um terceiro grupo independente, o Öko-Institut em Freiburg, revisou e confirmou os cálculos da BASF.

Fator de um terço será mantido ou até mesmo melhorado a longo prazo

"Os resultados do estudo são claros: o grande potencial de redução que pode ser alcançado pelo uso de tecnologias inovadoras e produtos da BASF é ignorado quando se leva em conta somente as emissões dos nossos locais de produção," disse Dr. Harald Schwager, membro da Junta Diretiva da BASF SE. "Em áreas como construção, automotiva e produção industrial, nossos produtos ajudam nossos clientes a poupar mais de 250 milhões de metros cúbicos de CO2 no mundo. Isto é três vezes mais do que é emitido pela produção e resíduos de todos os nossos produtos. Queremos manter, e até mesmo melhorar este fator por meio de novos produtos e inovações, e continuar a reduzir nossas próprias emissões," continuou Schwager.

Por exemplo, a empresa está desenvolvendo tecnologias inovadoras e materiais para uma proteção climática sustentável. A BASF investe cerca de ?400 milhões, ou um terço de seu orçamento para pesquisa e desenvolvimento, nas áreas de eficiência energética, proteção climática, conservação de recursos e matérias primas recicláveis.

Eficiência energética será incrementada em 25% até 2020

A BASF procura melhorar ainda mais o que já foi realizado nas áreas de proteção climática e eficiência energética, e ainda se propôs a atingir novos objetivos ambiciosos. Até 2020, a BASF visa diminuir suas emissões dos gases de efeito estufa por metros cúbicos de produto vendido em 25% comparado com 2002. Além disso, pela primeira vez a BASF definiu uma meta quantitativa para melhorar a eficiência energética. "Nos últimos anos, fizemos um progresso significativo e temos melhorado continuamente a eficiência energética da BASF. Nós queremos ficar ainda melhores e focamos no aumento da eficiência energética específica de nosso processo de produção em 25% até 2020, em comparação com 2002," disse Schwager. "Esta é uma meta bem ambiciosa mas de muita importância. Nós consideramos a eficiência energética imprescindível para unirmos proteção climática, conservação de recursos e a obtenção de vantagem competitiva."

Pela primeira vez, a BASF irá nomear um oficial de proteção climática para enfatizar a importância estratégica da proteção climática. "Proteção climática é uma parte integral da estratégia de sustentabilidade da BASF e está se tornando cada vez mais um ponto de estratégia a longo prazo," disse Voscherau. "Pelo nosso conhecimento, somos a primeira empresa industrial mundial a criar o cargo de Oficial de Proteção Climática."

O Oficial de Proteção Climática será um membro do Conselho de Sustentabilidade da BASF e nessa área irá coordenar todas as atividades da empresa no mundo. Isso incluirá temas como as emissões dos gases de efeito estufa dos produtos e seus resíduos, bem como a posição da BASF a longo termo em relação à proteção climática.

Voscherau solicitou aos políticos Alemães e Europeus que promovessem políticas efetivas e sustentáveis para a proteção climática e de energia que preservarão o poder inovador e competitivo da indústria Européia. "De onde virão as soluções se não vierem da indústria?" perguntou Voscherau. "A proteção do clima é uma tarefa global que necessita de estratégias globais. A Alemanha é líder em tecnologia para proteção ambiental. Precisa ser a nossa meta promover essas tecnologias e torná-las disponíveis mundialmente. Esta é a intenção da German Federation of Industries (Federação Alemã das Indústrias) por meio da iniciativa Business for Climate Protection (Negócios para Proteção Climática). Para que obtenhamos soluções duradouras, todos precisam fazer a sua parte. Estamos preparados para fazer a nossa," continuou Voscherau.

(Envolverde/Maxpress)

Nenhum comentário: