sábado, 8 de dezembro de 2007

Recuperação de pastagens recebe o Prêmio Von Martius 2007

Por Michelle Barreto, da Envolverde

A Fazenda Santa Fé do Moquém, em Guapari, no Espírito Santo, foi o local escolhido pelo engenheiro agrônomo, pesquisador e produtor rural Jurandir Melado e seus irmãos Judismar Melado e Cláudio Melado para transformar pastagens degradadas em sinônimo de produtividade.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que rapidamente muitos agricultores de todo país aderiam ao sistema. Por conta disso, o projeto Pastagem Ecológica - Sistema Voisin Silvipastoril foi o vencedor, na categoria tecnologia, do prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2007 que este ano teve 132 projetos inscritos.

O segundo colocado foi para o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), de Campinas, com o projeto: Tecnologia de Quebra de Coco Babaçu que consistiu no desenvolvimento do equipamento "Corta Coco". Ele permite aumentar o rendimento de quebra de 1,85 cocos/minuto para 7,88 cocos/minuto - cerca de 426% - sem perda significativa das amêndoas e com alta minimização de riscos de acidente. Já o terceiro lugar foi para o Colégio Presidente Emilio G. Médici (mantido pela Fundação Bradesco), de Bagé (RS), com o projeto Embueiramento de Esgoto a Céu Aberto com o Aproveitamento de Pneus Descartados que por meio da utilização de pneus usados para o embueiramento de esgoto contribuem com a redução de entupimentos e, inclusive, com a proliferação do mosquito da dengue.

Segundo o engenheiro a Pastagem Ecológica, ou seja, o Sistema Voisin Silvipastoril consiste em uma tecnologia de processos agroecológicos que reduz o consumo de insumos e equipamentos industriais. Situada na Baixada Cuiabana, a fazenda ecológica Santa Fé do Moquém conquistou o dobro da produção de capim com total preservação ambiental, transformando sua proposta agroecológica em política pública, a qual serve como alternativa para o desenvolvimento sustentável da pecuária. “Não querendo destruir o ecossistema do cerrado para a implantação das pastagens (desmatamento, queimada e aração do solo), por isso resolvemos criar um método alternativo, excluindo estes procedimentos convencionais".

De acordo com dados de 2002 do IBGE, o Espírito Santo possui 600 mil hectares (ha) de área degradada. Desse total, cerca de 510 mil (ha) são de pastagens. Os números do instituto apontam que a degradação está mais focada nas pastagens do noroeste e no sul, ou seja, nas regiões mais quentes. Hoje, o estado possui 2,5 milhões de cabeças de gado e são necessários 1,8 milhão de hectares de pasto. Se fizermos as contas, isso significa 1,3 milhão animal por hectare.

Quanto ao método utilizado, Melado explica que o processo de recuperação das pastagens pode variar de 2 a seis anos dependendo do grau de degradação do local. Primeiro é feita a divisão prévia da área a ser formada; depois é feito o semeio sobre o cerrado nativo intocado, de uma mistura dos capins normalmente usados na região; e, em seguida, o manejo do gado pelos piquetes (um "Pasto Refeição" a ser consumido pelo gado num período de 1 a 3 dias) obedecendo as “leis universais do pastoreio racional”, procurando também priorizar a formação dos capins semeados, aproveitando o pisoteio dos animais para enterrar as sementes e promover um certo “desbravamento” do cerrado.

Entre as vantagens do sistema, estão o aumento da capacidade de lotação das pastagens, a recuperação natural de pastagens degradadas, o aumento da biodiversidade da pastagem, a melhoria das condições de fertilidade e permeabilidade do solo, a redução do nível de resíduos, o controle natural de pragas, a conservação de recursos hídricos e o seqüestro de carbono. Ele desta também a cobertura do solo como uma das grandes vantagens do programa porque evita o aquecimento global. “O solo descoberto ou pouco protegido funciona como um verdadeiro espelho que devolve para o espaço a luz do sol, em forma de ondas de calor, que devolvidas à terra pela camada de gases de efeito estufa, contribui para o aquecimento global”.

Com a excelente cobertura do solo e o seqüestro de carbono alcançado com a Pastagem Ecológica, a pecuária pode deixar de ser uma vilã, como é hoje apontada, para se tornar uma heroína da história na questão do aquecimento global”, enfatizou.

Outro benefício é a melhoria da capacidade do solo de absorver e conservar a água das chuvas, aumentando a duração do ciclo hidrológico que facilita o enfrentamento dos períodos de estiagem.

“Por conta desses benefícios a Pastagem Ecológica já é recomendada por diversos programas governamentais e institucionais voltados para o desenvolvimento sustentável, que apóiam o seu fomento através de palestras e cursos e, após serem publicados sobre o assunto, dezenas de reportagens e artigos em revistas e jornais, um videocurso e dois livros pelo CPT – Centro de Produções Técnicas (http://www.cpt.com.br) e três livros em Parceria com o Programa Fogo da Cooperação Itália-Brasil (http://www.embitailia.org.br), além do site que mantemos desde 1.999 (http://www.fazendaecologica.com.br), o assunto já atingiu um grande número de pessoas aqui e no exterior”, afirmou Melado.

Quanto o custo de implantação do programa, o produtor rural explica que se comparado com o retorno que o meio ambiente o agricultor terão não é alto. Na fazenda Santa Fé do Moquém que, hoje, é conhecida como Fazenda Ecológica Santa Fé do Moquém, com R$ 30 mil o produtor conseguiu recuperar 130 hectares que, atualmente, abrigam 400 animais. “Os custos são muito baixos quando comparados com os benefícios que podem ser alcançados. Fora os casos em que a pastagem esteja completamente destruída, a sua recuperação se dá apenas pelo manejo racional, para o qual é necessário a elaboração e implantação de um projeto de divisão e rotação das pastagens (com o uso das cercas elétricas)”.

Mais informações sobre o projeto: http://www.fazendaecologica.com.br

Entenda o prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2007

Divulgar e reforçar o compromisso da Alemanha e das empresas alemãs com o desenvolvimento sustentável. Estes são alguns dos objetivos do Prêmio von Martius de Sustentabilidade que é realizado anualmente pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Este ano, o prêmio, que homenageia o pesquisador alemão Karl Friedrich von Martius, cujo trabalho contribuiu para a valorização da cultura e natureza de nosso País, recebeu da empresa BRTÜV o certificado de neutralização de carbono, confirmando assim o caráter carbonfree de todo o evento.

A idéia do prêmio, que está em sua 8ª edição, é reconhecer as iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito socioambiental e, a partir disso, transmitir uma mensagem sobre responsabilidade ecológica para o mundo, através da valorização de três importantes plataformas de ação: Humanidade, Tecnologia e Natureza.

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007, cuja cerimônia de premiação aconteceu no dia 7 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro (RJ), tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), World Wide Fund for Nature (WWF), InWEnt, Gráfica Bandeirantes, Suzano Papel e Celulose, Senator Turismo Lufthansa City Center, BRTÜV e é o único concurso de projetos ambientais do Brasil a dispor da auditoria de procedimentos da PricewaterhouseCoopers.

Mais informações podem ser obtidas no site da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha: http://www.ahkbrasil.com/premio/

(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: