quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Peru vai semear 1,5 milhão de árvores

Um milhão e meio de árvores de espécies nativas serão semeadas a partir do próximo ano em 3.500 hectares da bacia do rio Mantaro, no centro do Peru, para deter a perda de cobertura vegetal, como parte do Projeto Andino de Adaptação à Mudança Climática, informou nesta terça-feira (11) uma fonte oficial.

O vale do rio Mantaro e a bacia do Shullcas, no departamento de Junín, estão entre as principais zonas de abastecimento agrícola da capital peruana.

A partir de 2008 serão desenvolvidos cinco projetos ambientais de adaptação ao fenômeno da mudança climática na bacia do Mantaro e na dos rios Vilcanota e Urubamba, no departamento de Cuzco, explicou uma nota de imprensa do Conselho Nacional do Ambiente (Conam).

Paralelamente ao reflorestamento, o órgão trabalhará na conservação das pradarias naturais das partes altas e na otimização do uso de água, com um sistema de irrigação.

Além disso, o Projeto Andino de Adaptação à Mudança Climática tem na etapa final um plano para a diversificação da produção agrícola, que permitirá melhorar a competitividade e a segurança alimentar. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: