quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Meteorologistas defendem medidas de adaptação ao clima

A Organização Mundial de Meteorologia (WMO, na sigla em inglês) pediu nesta terça-feira (04) na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, em Bali, na Indonésia, que os governos invistam mais em mecanismos para se adaptar aos riscos associados com o aumento de temperaturas.

"Não se pode investir só em programas para diminuir os efeitos da mudança climática. Também é preciso reforçar medidas que ajudem a população e as empresas a se adaptarem à escassez de água, aos climas extremos e outros perigos que podem ser exacerbados pela mudança climática", disse Michel Jarrauden, secretário-geral da WMO, num comunicado.

A WMO, agência das Nações Unidas para o clima, faz parte do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC), que ganhou o Prêmio Nobel da Paz este ano.

A entidade desenvolve sistemas para controlar o clima e conta com centros climatológicos regionais para alertar sobre condições climatológicas extremas e possíveis desastres naturais, como inundações e secas.

Segundo a WMO, "é necessário que os países reforcem a coordenação internacional dos esforços científicos na supervisão, detecção e compreensão do clima e o prognóstico das mudanças, além de facilitar informação especializada e serviços a usuários em setores sociais e econômicos".

A WMO também afirmou que os países devem compartilhar suas experiências para traduzir os prognósticos em medidas que ajudem a enfrentar da melhor maneira possível a inevitável mudança das temperaturas. (Folha Online)

Nenhum comentário: