quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Indonésia expulsa ambientalistas por manifestação

A Indonésia impediu de viajar para Bali e expulsou do país três ativistas defensores do meio ambiente estrangeiros que faziam uma manifestação contra a construção de uma central elétrica na ilha de Java (Indonésia), informou nesta quarta-feira (05) a imprensa local.

Os três deportados, o indiano Shibu Nair, o americano Neil Tangri e a filipina Maria Virgiana Cruz, foram detidos no domingo passado (02) pelas autoridades de Bandung (em Java Ocidental) e permaneceram sob custódia policial até ontem, quando foram escoltados pelos agentes até o aeroporto de Jacarta que os obrigou a sair do país.

Os ativistas, que fazem parte da Aliança Global Anti-Incineração, foram acusados de violar as condições estipuladas em seus vistos de entrada à Indonésia, que não permitem que participem de manifestações.

Protesto - Os três expulsos se uniram a um protesto contra a construção de uma central elétrica alimentada por resíduos na ilha indonésia de Java. A manifestaçao teve a participação de 1.500 pessoas, e os três chegaram a subir no palco e se dirigir aos presentes.

Os ativistas tinham planejado participar esta semana dos atos paralelos que acontecem em Bali por ocasião da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

A expulsão é uma clara advertência às centenas de ecologistas e representantes da sociedade civil que estão em Bali, onde na próxima semana chegarão dezenas de ministros do meio ambiente, finanças e comércio de todo o mundo para debater como frear e enfrentar a mudança climática.

Por enquanto, as manifestações e atos que ocorreram em Bali não registraram incidentes.

Mais de dez mil policiais e militares vigiam estes dias os pontos-chave da ilha para garantir que a conferência em Bali ocorra com tranqüilidade. (Folha Online)

Nenhum comentário: