quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Fortaleza realiza conferência sobre meio ambiente

Adital - A II Conferência Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza será realizada durante os dias 7 e 8 de dezembro, a partir das 8h, na Faculdade Integrada do Ceará - FIC, no auditório da Unidade Via Corpvs, no bairro Água Fria. Com o tema "A cidade e as mudanças climáticas", o evento vai contar com a participação da sociedade civil e de órgãos públicos, que vão discutir sobre políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Mara Calvis, a conferência tem como um dos objetivos a eleição de 129 delegados para participar do evento estadual, no qual serão debatidos outros aspectos não concernentes à realidade de Fortaleza, como a questão do semi-árido. A conferência é considerada um instrumento de democracia participativa e de educação ambiental, visando à conscientização dos participantes.

Na ocasião, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Martins, vai proferir uma palestra sobre mudanças climáticas. Os temas que serão abordados pelos delegados municipais são: Projeto da Orla, a reciclagem e a coleta seletiva de lixo, a arborização, a Agenda 21, a Educação Ambiental e o Projeto Lagoas.

Entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, foram realizadas pré-conferências com a participação de gestores públicos, trabalhadores, movimentos sociais, sindicatos patronais e organizações não-governamentais.

O evento é o início da preparação para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que vai ocorrer em maio de 2008, com o tema "Mudanças Climáticas". Além do debate em âmbito municipal, os órgãos públicos e os movimentos sociais também vão reunir-se na Conferência Estadual, prevista para os dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2007.

A etapa estadual conta com o trabalho de uma comissão organizadora ampla formada por 24 representações, entre órgãos públicos, organizações não-governamentais, entidades, cidadãos e cidadãs. A comissão busca repensar modelos de produção e consumo comprometidos com a construção de sociedades sustentáveis. A conferência será precedida por 12 eventos regionais contemplando todo o Estado e discutindo os temas: atividades produtivas, Terra e Água, Cidades, Macro-estruturas e Agenda 21.

Nenhum comentário: