quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Brasil prestará cooperação técnica a El Salvador na produção de biocombustíveis

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Brasil prestará cooperação técnica a El Salvador na produção de biodiesel de mamona Compromisso nesse sentido foi firmado hoje (5) entre os dois países durante visita do presidente salvadorenho, Elías Antonio Saca González, a Brasília. Pelo acordo, o Brasil capacitará técnicos salvadorenhos no aperfeiçoamento do processo industrial de extração de óleo e produção de biodiesel.

El Salvador vai receber também ajuda brasileira em projeto destinado à modernização de tecnologias para produção de etanol. O objetivo da inciativa é incrementar a produtividade do cultivo de cana-de-açúcar em El Salvador. Os compromissos firmados hoje constam de ajustes complementares ao Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica já existente entre os dois países. Também foram assinados dois ajustes complementares ao acordo básico: um para capacitação de pessoal da Polícia Civil e da Procuradoria-Geral da República de El Salvador e outro para capacitação em análise de informação sobre crimes contra o meio ambiente.

El Salvador foi um dos quatro países selecionados pelo Brasil e pelos Estados Unidos como beneficiários de uma cooperação conjunta, em terceiros países, na área de biocombustíveis. O processo teve início em setembro deste ano, quando uma delegação da Fundação Getulio Vargas esteve em El Salvador para identificar as regiões do país com maior potencial para os cultivos bioenergéticos - os primeiros resultados e recomendações devem ser divulgados em uma segunda visita da equipe brasileira, prevista para este mês.

“Brasil e Estados Unidos, reconhecidos líderes em nível global em tecnologia para a produção de etanol como fonte de energia alternativa, responderam ao chamado de El Salvador e selecionaram nosso país para apoiar a construção de plantas de etanol. Aproveito a oportunidade para agradecer a contribuição a nosso país”, disse Saca, em discurso, durante almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Itamaraty.

O presidente salvadorenho também reiterou o apoio de seu país à demanda brasileira de uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e destacou a aproximação entre o Brasil e os países do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) a partir de 2005. Além de El Salvador, integram o bloco: Costa Rica, Belize, Panamá, Guatemala, Honduras, Nicarágua e República Dominicana.

“A geografia não é uma fatalidade que nos limita, nos paralisa ou nos impõe associações excludentes. Tampouco estamos destinados a uma competição estéril”, frisou Saca, lembrando que Brasil e América Central, juntos, formam um mercado de cerca de 250 milhões de pessoas.

Em comunicado conjunto, Saca e Lula se comprometem a incentivar ações para fortalecer as relações entre Brasil e Sica, inclusive com a realização de uma Cúpula Presidencial Brasil-Sica no primeiro semestre de 2008 – ocasião em que El Salvador estará na presidência pro tempore do bloco. Os dois presidentes também se propõem a fomentar o fortalecimento das relações políticas, econômicas e de cooperação entre o Sica e o Mercosul, impulsionando um tratado de livre comércio que possibilite o aumento do intercâmbio comercial e a cooperação entre os dois blocos de integração.

Nenhum comentário: