sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Califórnia/EUA polui mais do que o Brasil

A Califórnia emite mais gases causadores do efeito estufa (GES) do que o Brasil inteiro, país com população 5 vezes maior do que a do estado americano, assinala uma ONG americana em um relatório apresentado nesta quinta-feira (06), durante a conferência de Bali sobre o clima.

Em situação semelhante, o estado americano de Michigan polui mais que a Nigéria, país mais populoso da África e com população 16 vezes maior.

"Individualmente, 42 Estados americanos emitem mais gases causadores do efeito estufa do que 100 países em desenvolvimento juntos", anunciou a Nationat Environment Trust (NET) em seu estudo intitulado "Assumindo a responsabilidade".

É o caso também do Texas, com 696 milhões de toneladas de CO2 por 23,7 milhões de habitantes, com poluição idêntica à do Reino Unido. Este estado americano, sozinho, emite mais poluentes do que 116 países em desenvolvimento juntos com mais de um bilhão de indivíduos.

O relatório, no entanto, traz também uma boa notícia: 17 estados americanos atualmente - representantes de 31% das emissões americanas e 45% da população - adotaram objetivos de redução e muitos outros fixaram reduções por setor de atividade, "lançando as bases de uma futura política nacional" de luta contra o aquecimento climático.

A NET lembrou que de 1750 a 2005, os Estados Unidos e outras nações industrializadas, dentre as quais algumas da Europa, o Japão, o Canadá e a Rússia, foram responsáveis por mais de 73% das emissões de GES acumulados pelo uso de energias fósseis.

No mesmo período, a China - hoje em dia a um passo de se tornar a maior poluidora do planeta - emitiu apenas 7,8% dos GES pelas energias fósseis. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: