segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Alemanha entrega presidência do G8 para o Japão

A Chanceller alemã Ângela Merkel pode se orgulhar da presidência do G8 ao longo do último ano, uma vez que a Alemanha entrega importantes iniciativas internacionais ao Japão. Merkel criou um programa, que inclui China, Índia, Brasil, México e África do Sul (chamado Outreach Programme), para continuar os diálogos entre estes países e o G8 sobre temas elementares ao longo dos próximos dois anos.

"Isto é muito raro para o G8. Normalmente os presidentes estabelecem suas próprias agendas e decidem quem convidar,"disse Katharina Gnath do Conselho Alemão para Relações Internacionais (DGAP) em Berlin. Segundo ela, a presidência alemã do G8 foi movimentada e "a presidência do Japão pode continuar."

Gnath é positiva em relação ao futuro do G8 e no seu papel ao focar nos problemas financeiros e econômicos do mundo, mas ela ressalta que o grupo não é um corpo executivo que pode implementar medidas relacionadas a problemas como as mudanças climáticas.

Segundo a AFP, o Japão irá usar a sua presidência do G8 para ressaltar problemas ligados a saúde, como reduzir as taxas de mortalidade infantil e de AIDS, e às Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Antes de receber o G8 durante o encontro em julho, o Japão irá receber líderes Africanos em maio para discutir problemas de saúde na África. O objetivo é estabelecer um quadro de ação global, sendo que estamos na metade do caminho para as Metas de Desenvolvimento do Milênio, e muito longe de alcançá-las.

O Japão também anunciou que continuará os esforços globais para a mitigação das mudanças climáticas. (CarbonoBrasil)

Nenhum comentário: