segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Petrobras começa a produzir óleo leve em Sergipe

A Petrobras iniciou na quarta-feira (10) a produção de petróleo no campo de Piranema, em Sergipe, que deve atingir 30 mil barris diários em 2008. O óleo encontrado no local é o de melhor qualidade até o momento no Brasil.

"Com o início das operações no campo de Piranema, a Petrobras abre caminho para que outros Estados do Nordeste passem, também, a explorar petróleo em águas mais profundas", afirmou a empresa em um comunicado nesta quinta-feira.

O campo fica a 25 quilômetros da costa de Sergipe, e inicialmente serão produzidos 10 mil barris diários de óleo com grau API de 44 graus. Pela classificação API, quanto mais próximo de 50 melhor o óleo produzido. A qualidade média do petróleo brasileiro gira entre 20 e 22 graus API.

Para garantir a entrada em produção do campo, a Petrobras arrendou uma inédita plataforma redonda da Noruega, da Sevan Production, que produz, armazena e transfere petróleo.

A unidade ficará com a Petrobras por 11 anos. Na primeira fase, produzirá a 1.090 metros e, posteriormente, buscará petróleo a 1.560 metros. (Estadão Online)

Nenhum comentário: