sexta-feira, 5 de outubro de 2007

23% dos carros que circulam em São Paulo poluem acima do limite

A frota da grande São Paulo tem cerca de 7,8 milhões de automóveis. Cerca de 23% desses veículos poluem acima do limite estabelecido pela legislação. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo site WebMotors e o Grupo Germinal que avaliou 2.111 veículos no programa de Inspeção Veicular Gratuita, realizada em São Paulo este ano.

Mais da metade dos “poluidores” (53%) está na zona sul da cidade, que concentra a maioria dos veículos em mau estado de conservação. Em segundo lugar vem a zona leste de São Paulo, com 27% dos carros que emitem mais gases tóxicos. Na zona norte estão 8,5% dos veículos desregulados e no centro, 6,5%. A zona oeste tem a frota mais limpa, com apenas 5% dos carros emitindo mais fumaça do que deveriam.

A inspeção de gases é feita com a introdução de uma sonda no escapamento dos veículos e um aparelho mede a composição do gás que é resultado da combustão do motor. No final da medição, o motorista recebe um laudo técnico que detalha a situação do veículo e com isso, pode recorrer a um mecânico de confiança para providenciar o reparo.

A avaliação mostra que além da poluição habitual que os veículos causam a atmosfera, a falta de manutenção preventiva ajuda a agravar ainda mais o problema ambiental. De todos os automóveis e utilitários verificados pelos técnicos do programa, 47% apresentam algum tipo de irregularidade sujeita a multa segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Entre os veículos avaliados, a emissão de gás carbônico acima do limite foi identificada em 29,9% dos carros avaliados. Outros 11% emitem mais hidrocarbonetos tóxicos no ar que respiramos. Além disso, 1,7% dos veículos têm escapamento furado o que agrava a poluição sonora. Entre todos os problemas de emissões medidos nesse estudo, em média, 23% dos carros estão desregulados e emitem gases nocivos no meio ambiente.

O programa de Inspeção Veicular Gratuita foi lançado em dezembro de 2006 em parceria com a Prefeitura de S.Paulo e a CET, e é realizado uma vez por semana a cada mês, em um estacionamento de um grande supermercado da grande São Paulo. A próxima fase será feita entre os dias 15 e 20 de outubro e terá a divulgação de toda a mídia e por meio de faixas oficiais da CET em toda a cidade. (CarbonoBrasil)

Nenhum comentário: