quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Para Lula, países ricos devem assumir responsabilidade por mudança climática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na terça-feira (18) que os países ricos devem assumir a responsabilidade pelos atos que prejudicam o meio ambiente e aceleram o processo de mudança climática.

"Precisamos fazer com que os países que mais poluem o planeta assumam a responsabilidade de suas ações", disse o presidente no 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas.

"Precisamos mudar padrão de investimento, padrão de consumo, padrão de desenvolvimento. E não aceitaremos que, em cima dos pobres, se pague o preço de uma coisa que não cometemos", acrescentou o presidente.

Lula lembrou que participará da Assembléia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas), que tem como tema central o desenvolvimento sustentável com preservação do meio-ambiente.

Povos indígenas - O presidente reafirmou que não aceitará que os países ricos apresentem propostas ao Brasil sobre preservação da Floresta Amazônica. "Eu me recuso a aceitar lições que qualquer governante dá sobre como preservar suas florestas", disse para uma platéia cheia de povos indígenas.

Lula disse ainda que será iniciada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, uma pesquisa para contar a população indígena que vive no Brasil. O estudo terá patrocínio, segundo o presidente, da Petrobras.

"O trabalho permitirá ao poder público identificar os povos e considerá-los mais para a elaboração das políticas públicas", afirmou. (Globo Online)

Nenhum comentário: