quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Estado da Flórida, nos EUA, anuncia redução de 40% de emissões de gases em 2025

O governador da Flórida (EUA), Charlie Crist, lançou na segunda-feira (10) uma ordem executiva que estabelece metas de redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) em 10% abaixo dos níveis atuais em 2012, 25% em 2017 e alcançar 40% em 2025.

Dando destaque para a vulnerabilidade da Flórida perante o provável aumento do nível dos oceanos e fenômenos climáticos extremos, a lei enumera sete outras áreas que serão impactadas com o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e demonstra o valor econômico da redução tanto para o governo quanto para os cidadãos.[

Para atingir os objetivos, o estado norte-americano irá adotar o Protocolo de Padrões Corporativos para GEE, um guia internacional para empresas se prepararem para a produção do inventário de emissões, criado pelo Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e pelo Instituto Mundial de Recursos Naturais (WRI). Massachusetts é outro estado dos EUA que já adotou um programa semelhante.

O GHG Protocol, como é conhecido, já é adotado por empresas no México, Filipinas, Brasil, China, Índia e Coréia do Sul. No programa mexicano, 30 empresas fizeram um comprometimento público voluntário de conduzir e publicar um relatório com dados do inventário das emissões de GEE. Agora, o programa irá desenvolver projetos de redução destas emissões.

O programa nas Filipinas está no estágio piloto, enquanto que no Brasil, China, Índia e Coréia do Sul estão na fase de exploração e coleta de informações.

A Flórida também adotou o “The Climate Registry” (algo como Registro Climático), um registro unificado de GEE da América do Norte que conta com a participação formal de mais de 40 estados norte-americanos, duas províncias canadenses e um estado mexicano. Esta ferramenta mede, traça o percurso, verifica e divulga relatórios de emissões de GHG com transparência cruzando fronteiras e setores industriais.

A principal função do The Climate Registry é assegurar que os dados tenham consistência tanto em programas regulatórios quanto em voluntários e possam ser comparados, pois possuem o mesmo padrão.

CarbonoBrasil

Nenhum comentário: