terça-feira, 11 de setembro de 2007

CE punirá automobilísticas que emitirem CO2 além do permitido

A CE - Comissão Européia deve punir as marcas de veículos que ultrapassarem os limites permitidos para as emissões de dióxido de carbono que os novos carros de passeio deverão respeitar a partir de 2012.

O porta-voz do órgão, Johannes Laitenberger, lembrou que a CE está preparando uma diretriz que obrigará as empresas a reduzir essas emissões. "A norma européia prevê a possibilidade de aplicar sanções no caso de descumprimento da legislação. Este será o caso desta diretriz", afirmou o porta-voz, que acrescentou que a CE deve apresentá-la no final deste ano ou no início de 2008.

As propostas incluídas na regra "buscarão um equilíbrio de interesses entre a mudança climática e a indústria automobilística" e serão abordadas de maneira "justa e sem nenhum tipo de discriminação", ressaltou.

A CE pretende reduzir as atuais emissões até uma média de 120 gramas por quilômetro, frente aos 163 g/km emitidos atualmente.

Será possível um corte para 130 g/km graças à introdução de melhorias nos motores dos veículos, enquanto os dez gramas adicionais serão reduzidos a partir do aumento do uso de biocombustíveis e do desenvolvimento de novas tecnologias em outros setores relacionados.

Folha Online

Nenhum comentário: