quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Calcule as emissões do seu carro

transito.jpg

Foto: mairabc

Segundo matéria do DiárioNet, a Cetesb criou um cálculo simples para saber o quanto cada veículo emite de CO2 na atmosfera por quilômetro rodado. O cálculo é apenas uma estimativa, e não faz distinção por tamanho de veículo e potência de motor, e considera exclusivamente o tipo de combustível utilizado. Ou seja, não é lá muito preciso, mas ajuda a entender um pouco a responsabilidade de cada um nessa história.

De acordo com o estudo, os veículos movidos a gasolina com adição de 22% de etanol (era assim até 30 de junho, quando passou a 25% a partir de 1º de julho) emite 217 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Se o carro for movido exclusivamente a álcool hidratado, os níveis de poluição têm uma sensível queda, de 175 gramas de CO2 por quilômetro, ou seja, 20% menos agressivo ao meio ambiente. Já veículo pesado movido a diesel emite 770 gramas de CO2 por quilômetro rodado ou 3,14 quilos a cada quilo de diesel consumido.


Ou seja, se os cálculos estiverem corretos, meu carro, que é 1.0 a álcool, despejou durante os 13.000 quilômetros rodados durante dois anos, 2 toneladas de CO2 na atmosfera.

Fonte: http://www.mudeomundo.com.br/

Nenhum comentário: