quarta-feira, 12 de setembro de 2007

25 ações contra o aquecimento global - para empresas

Depois do sucesso da nossa primeira lista de 50 ações contra o aquecimento global, compilamos mais algumas dicas simples de sites como o TreeHugger e o 21st Century Citzen, adaptadas para o dia a dia das empresas brasileiras. Que tal circular essa lista para seus colegas de trabalho ou então imprimí-la no mural da empresa? Usando papel reciclado, é claro! :)

  1. Use os dois lados do papel
    Reduza o seu gasto com papel e o acúmulo sobre a sua mesa pela metade imprimindo os dois lados da folha. Algumas impressoras já oferecem essa opção automaticamente.
  2. Guarde as caixas
    Quando receber alguma encomenda, guarde as caixas para reuso posterior.
  3. Recolha o papel da máquina de xerox
    Muitos escritórios têm uma lata de lixo bem ao lado da máquina de xerox. Se alguma cópia saiu com erro, basta jogar no lixo. Elimine essa prática da sua empresa colocando uma caixa para acumular papel que pode ser utilizado como rascunho.
  4. Evite impressões coloridas
    Impressões coloridas gastam mais tinta e raramente são necessárias em documentos. Imprima usando somente o preto sempre que puder.
  5. Reduza as margens, imprima em colunas
    Reduza as margens da sua impressão, ou então escolha imprimir o texto em colunas. Além da leitura ser mais fácil, você aproveita melhor o papel e gasta de 20 a 50% menos material.
  6. Imprima em modo rascunho
    Para economizar ainda mais tinta e também um bom dinheiro, imprima em modo rascunho ou “draft”.
  7. Compre papel reciclado
    Se você é o responsável pelas compras no escritório, que tal incluir uma quantidade de papel reciclável na próxima compra? Ou então converse com seus colegas e chefes do trabalho para implementar a prática.
  8. Recarregue seus cartuchos de tinta e toner
    Ao recarregar seus cartuchos de tinta ou toner em lojas especializadas, você economiza dinheiro, embalagens, combustível do transporte e consequentemente, CO2 na atmosfera. Em muitos casos, a economiza chega a até 70%.
  9. Utilize e-mail
    Parece incrível, mas muita gente ainda distribuiu memorandos e atas de reunião em papel, gerando desperício de material e aumento de custos com limpeza e armazenamento. Que tal utilizar o e-mail? O mesmo vale para manuais, políticas internas e documentos.
  10. Instale secadores de mãos nos banheiros
    Reduza a quantidade de papel desperdiçado e também os custos com limpeza instalando secadores de mãos nos banheiros.
  11. Incentive a carona
    Estabeleça um programa de carona no seu escritório. Muitas vezes as pessoas gostariam de dividir o carro mas não sabem onde as outras moram ou tem vergonha de perguntar.
  12. Crie um bicicletário
    Se possível, crie um espaço no estacionamento dedicado exclusivamente às bicicletas.
  13. Instale lixeiras seletivas
    Não apenas para a empresa, mas também para que os colaboradores possam trazer de casa o lixo reciclável.
  14. Incentive o trabalho remoto
    Graças à Internet, hoje em dia muitas profissões permitem que se trabalhe de casa algumas vezes por semana. É menos estressante, e muito mais econômico em transporte, alimentação e emissões de carbono.
  15. Compre equipamentos de qualidade
    O barato sai caro e gera muitos resíduos na natureza. Ao comprar equipamentos para a sua empresa, considere a durabilidade deles e também as politicas ambientais dos fabricantes.
  16. Desligue a máquina de snacks, café e água
    Muitas vezes esses equipamentos ficam ligados noites, fins de semana e feriados inteiros, consumindo energia e aumentando os custos da empresa.
  17. Desligue os screensavers
    Proteção de tela (screensaver) não economiza energia, ao contrário, gasta. Configure o seu monitor para que ele se desligue após algum tempo sem uso. E é sempre bom lembrar: monitores LCD são muito mais econômicos que os de CRT (tubo) e laptops são muito mais econômicos que os desktops.
  18. Compre material de limpeza ecológico
    Existem várias opções no mercado, como detergentes, sabonetes e desinfetantes que não utilizam derivados de petróleo. A marca Biowash possui produtos de qualidade a preços competitivos.
  19. Leve a sua caneca favorita para o escritório
    Ao invés de utilizar vários copinhos plásticos durante o dia, que tal levar para o escritório sua caneca ou garrafa lavável favorita? Incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo.
  20. Compre café, chá e refeições orgânicas
    Ofereça qualidade de vida aos seus colaboradores e reduza seu impacto ambiental de maneira fácil e simples.
  21. Disponibilize açúcar e adoçantes em potes
    Evite o desperdício dos pacotes individuais de açúcar e adoçante que são jogados no lixo a cada cafézinho. O mesmo vale para colherzinhas de plástico para misturar o café.
  22. Envie árvores para seus clientes
    Que tal mandar um presente de final de ano diferente? Você pode enviar mudas de árvores para seus clientes e parceiros, ou ao então plantá-las por eles. Você pode conseguir as mudas facilmente em hortos, chácaras ou entidades como o SOS Mata Atlântica a preços quase simbólicos.
  23. Faça um convênio com um restaurante orgânico
    Procure um restaurante orgânico próximo à sua empresa e faça um convênio para oferecer preços mais em conta para seus colaboradores. É um excelente negócio para os dois lados.
  24. Repense a decoração de natal
    Incorpore o espírito natalino, e ao invés de luzes e desperdício de energia e papel, destine os recursos da decoração de fim de ano da empresa para entidades assistenciais ou para o plantio de árvores.
  25. Repasse essa lista para seus colaboradores e parceiros:
    Distribua livremente essa lista e se possível divulgue a fonte, o www.mudeomundo.com.br. Incorpore aqui as suas sugestões e ajude a construir uma empresa e também um mundo mais sustentável.

Nenhum comentário: