quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Austrália anuncia fundo contra aquecimento

O primeiro-ministro da Austrália, John Howard, anunciou no domingo (02) um novo fundo de 70,7 milhões de dólares australianos (equivalente US$ 58,05 milhões) para combater a mudança climática através da redução de emissões de gases poluentes.

O dirigente disse que 50 milhões de dólares australianos (US$ 29,95 milhões) serão destinados à Associação Ásia-Pacífico de Desenvolvimento e Clima Limpos, e que se somam aos 100 milhões de dólares australianos comprometidos em janeiro.

Um programa de conservação de florestas na Bacia do Pacífico receberá 15,7 milhões de dólares australianos e o restante será investido em pesquisa através da Rede de Tecnologia em Energia da Ásia-Pacífico.

O anúncio da ajuda acontece no momento em que a Austrália procura o respaldo da cúpula de chefes de Estado e de Governo do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada nos dias 8 e 9 de setembro, em Sydney, para sua iniciativa contra a mudança climática, que exclui o Protocolo de Kyoto.

Os Estados Unidos, o maior poluidor do mundo, e a Austrália rejeitaram esse acordo ratificado por 166 nações e que entrou em vigor em 2006 com o compromisso que 35 países industrializados reduzirão, para o ano 2012, suas emissões de gases do efeito estufa para um nível 5% inferior ap de 1990.

Doze ativistas do Greenpeace foram detidos hoje em Sydney por criticar a posição do governo da Austrália em relação à mudança climática. A organização ambientalista acusou Howard de querer derrubar o Protocolo de Kyoto nessa cúpula internacional.

Globo Online

Nenhum comentário: