quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ação humana 'mudou regime de chuvas', diz estudo

Área alagada
O estudo associa atividade humana a mais chuvas no hemisfério norte
Cientistas de quatro países anunciaram ter descoberto os primeiros indícios concretos de que a ação humana causou mudanças nos padrões pluviométricos do mundo durante o século 20.

Na pesquisa, os especialistas de Canadá, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos compararam as precipitações mensais registradas de 1925 a 1999 com modelos criados por computador para determinar se a atividade humana poderia estar mudando o regime de chuvas.

A conclusão foi de que apenas a influência do homem poderia explicar o aumento anual das precipitações anuais em latitudes médias no hemisfério norte, e a diminuição das chuvas na Índia e em partes da África.

"Nós mostramos que a influência humana tem tido uma influência detectável em mudanças observadas na precipitação média em faixas de latitude", diz o estudo.

"Essas mudanças não podem ser explicadas pela variação climáticas interna ou por influência natural."

Vulcões

Eles acrescentaram que fatores naturais, como erupções vulcânicas, contribuíram para mudanças no padrão pluviométrico global, mas muito menos que a influência humana.

Há vários anos, estudos sugerem que atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, levaram a mudanças na distribuição das chuvas e da neve no planeta.

No entanto, modelos feitos por computador nunca foram capazes de determinar a extensão da influência do homem nessas mudanças, em parte porque, na média, a estiagem mais prolongada em algumas áreas é compensada pelo aumento das chuvas em outras.

O estudo será divulgado na próxima edição da revista Nature, que será publicada na quinta-feira.

BBCBrasil

Nenhum comentário: