quinta-feira, 9 de agosto de 2007

UE afirma que mudança climática ameaça povos indígenas no mundo

A comissária européia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, afirmou nesta quarta-feira (08) que a mudança climática representa uma ameaça para a subsistência e o modo de vida dos povos indígenas do mundo, informou a Comissão Européia em comunicado.

De acordo com o órgão executivo da UE - União Européia, o aquecimento global está alterando o entorno natural destas populações, "que tradicionalmente estabelecem uma forte ligação com a terra e com outros seres vivos".

Algumas das principais conseqüências da mudança climática que ameaçam a sobrevivência dos indígenas como indivíduos e como povo são o aumento do nível do mar, o desaparecimento das geleiras e a desertificação de terras que antes eram ricas em recursos.

Ferrero-Waldner fez as declarações na véspera do Dia Internacional dos Povos Indígenas, que, para a UE, é a ocasião de celebrar a diversidade e riqueza cultural das populações autóctones em todas as partes do mundo.

"Estamos fazendo esforços para que a Europa faça um uso mais responsável da energia para melhorar a educação e a conscientização e para promover acordos internacionais", afirmou, ressaltando a liderança da Comissão Européia no combate à mudança climática.

A comissária insistiu ainda na necessidade de aprovar na Assembléia Geral da ONU uma declaração universal dos direitos dos povos indígenas, iniciativa que a organização anunciou pela primeira vez em 2003.

"Espero que os obstáculos que persistem para a aprovação dessa declaração sejam eliminados rapidamente", afirmou Ferrero-Waldner.

Folha Online

Nenhum comentário: