quinta-feira, 2 de agosto de 2007

ONU debate aquecimento global neutralizando seu CO2

A Assembléia Geral das Nações Unidas iniciou na terça-feira (31), em Nova York (EUA), seu primeiro debate informal exclusivamente dedicado à questão do aquecimento global, com o compromisso de que seus dois dias de sessões não contribuirão para o processo, anunciou o organismo.

Políticos e cientistas de todo o mundo buscam, nestes dois dias de debates, formular as ações que vão permitir o combate ao aquecimento global, por meio da utilização de novas estratégias nacionais e compromissos internacionais.

O debate inclui um encontro interativo com especialistas e a apresentação de projetos desenvolvidos em alguns países, além de discursos de autoridades.

"Os efeitos das mudanças climáticas já são graves, e essa gravidade está se intensificando", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no início dos debates.

Ele afirmou que, no Ártico, "as temperaturas aumentam duas vezes mais rápido do que na média do planeta".

"Isso põe em risco os ecossistemas da região, e o futuro das ilhas e das áreas litorâneas de todo o mundo", disse Ban.

Para mostrar a necessidade de empreender ações imediatas que combatam o aquecimento global, a ONU se comprometeu a anular qualquer efeito de seus dois dias de debates sobre a atmosfera.

Os gases de efeito estufa emitidos como conseqüência da viagem dos participantes da reunião em Nova York, e os que a própria sede da ONU produzir durante as sessões, serão compensados com investimentos em um projeto ecológico no Quênia, disse o porta-voz da Assembléia Geral, Ashraf Kamal.

O deslocamento dos convidados até a sede da ONU em Manhattan deve produzir cerca de 43 toneladas de dióxido de carbono (CO2), enquanto os dois dias de atividades no edifício podem gerar 52,8 toneladas do mesmo gás.

O CO2 é considerado um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa.

Estadão Online

Nenhum comentário: