quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Estudo: Terra já foi mais quente e teve mais CO2

A Terra já teve épocas mais quentes e com mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera que a atual, como há 300 mil e 120 mil anos, "quando o Homo Sapiens já andava pela África", disse a paleontóloga María Angeles Bárcena.

Ela afirmou que o aquecimento global propriamente dito sempre existiu e "é algo natural". A novidade atual seria que o homem nunca lançou tanto CO2 à atmosfera.

A pesquisadora, membro do Comitê Científico Espanhol para a Pesquisa na Antártica, disse que existem registros de "variações climáticas" desde a época romana e da era medieval.

Os registros foram feitos a partir de colheitas, que confirmaram que as mudanças climáticas são uma constante na Terra, como as inundações e outras catástrofes.

A cientista afirma que a cada 200 anos, ocorrem mudanças na posição do Sol, para manter em órbita todos os planetas, e isto propicia fenômenos abruptos. Ela acrescentou que outros fatores também incidem na variabilidade climática, como os vulcões, a movimentação das placas tectônicas e "a própria vida".

"Vamos em direção a temperaturas baixas, pela própria geometria terrestre, e embora estejamos submersos neste processo há milhões de anos, houve períodos quentes, e alguns muito mais (quentes) que o atual, e com mais CO2 na atmosfera", disse María Angeles.

No entanto, ela afirma que "desde a revolução industrial o homem está emitindo CO2 à atmosfera" e que, antes, "isto não tinha sido feito por ninguém". Por isso, segundo ela, é bom ter precaução e "reduzir as emissões".

JB Online

Nenhum comentário: