quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Novo sistema torna energia solar mais competitiva

Um cientista israelense disse ter desenvolvido um novo sistema, que estará terminado no prazo de um ano, para substituir a energia tradicional nas casas pela solar.

"Após trinta anos de pesquisa e experiências, sei como produzir energia solar de modo que ela seja competitiva com a tradicional", afirmou ao jornal israelense Ha'aretz David Feiman, diretor do Centro Nacional de Energia Solar de Sde Boker, no deserto do Neguev.

O físico israelense disse ter desenvolvido um novo dispositivo de painéis de células fotovoltaicas - que transformam a luz solar em energia elétrica - a um custo aceitável e com possibilidade de armazenamento.

Feiman explicou que muitos dos sistemas existentes de energia solar são compostos de silício, elemento que aumenta os custos, o que "complica" a exploração deste tipo de energia renovável.

Segundo o especialista, uma célula fotovoltaica de 100 cm² produz normalmente um watt de eletricidade. Com o novo dispositivo, poderá produzir 1,5 mil watts.

"Desta forma, o custo é ínfimo. Ninguém produziu até agora tanta eletricidade com uma única célula solar", disse Feiman.

O novo sistema consta de uma grande placa de vidro em forma de parábola que não apenas absorve a luz, como também a concentra em um único ponto, aumentando sua potência em mil vezes em relação à obtida com o método tradicional de captação de luz solar.

Em Israel, país com mais de 300 dias de sol por ano, a energia solar é usada maciçamente para aquecer água nas casas de família, mas ainda não como fonte de energia elétrica alternativa.

JB Online

Nenhum comentário: