segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Ativistas protestam contra aquecimento em Londres

Dezenas de manifestantes começaram no domingo (12) a montar acampamento perto do aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior do Reino Unido, para expressar sua preocupação com a mudança climática e exigir medidas que combatam o problema. Dois dias antes do previsto, os ativistas começaram a montar o chamado "Acampamento de Ação do Clima" em uma área ao norte do aeroporto.

Os organizadores do protesto, que durará uma semana e reunirá milhares de pessoas do Reino Unido e de outros países da Europa, querem ressaltar o "enorme impacto" da aviação na mudança climática. Os manifestantes criticam a "loucura" dos planos de expansão de Heathrow, onde um quinto terminal está sendo construído.

Cerca de 1,8 mil policiais controlarão os movimentos dos ativistas, por temerem que elementos mais exaltados alterem a ordem pública e tentem causar transtornos no funcionamento normal do aeroporto, que enfrenta uma semana de muito tráfego devido às férias de verão no hemisfério norte.

Segundo o jornal 'The Guardian', a polícia poderá usar poderes contemplados na legislação antiterrorista, como a detenção sem acusações, para manter a ordem nas imediações do aeroporto.

"Nosso plano é que as pessoas venham ao acampamento e decidam elas mesmas que ação querem empreender, mas deixamos muito claro que não invadiremos as pistas de Heathrow", disse uma porta-voz dos organizadores.

"Foi falado sobre os (possíveis) prejuízos, mas não temos intenção de prejudicar os passageiros ou arruinar suas férias. Queremos simplesmente desafiar a indústria da aviação", acrescentou.

Já a empresa que administra a área onde os manifestantes estão acampados, a BBA, avisou hoje que não permitirá que os passageiros sejam "intimidados".

"Com a atual ameaça terrorista, garantir a segurança em Heathrow é um assunto muito sério. Qualquer ação dos manifestantes que nos desvie ou a polícia desta tarefa é irresponsável e ilegal", ressaltou Mark Bullock, diretor-gerente da BAA no aeroporto londrino. Segundo Bullock, cerca de "1,5 milhão de pessoas" passarão por Heathrow durante a semana em que será feito o protesto.

JB Online

Nenhum comentário: